Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste Intermédio de Biologia e Geologia Versão 1

Teste Intermédio

Biologia e Geologia
Versão 1
Duração do Teste: 90 minutos | 18.05.2011 11.º Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março

Na folha de respostas, indique de forma legível a versão do teste. A ausência dessa indicação implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla, deassociação/correspondência e de ordenação. Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequívoca aquilo que pretende que não seja classificado. Escreva de forma legível a numeração dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegíveis ou que não possam seridentificadas são classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas é classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha múltipla, escreva, na folha de respostas: •  o número do item; •  a letra que identifica a única opção escolhida. Para responder aos itens deassociação/correspondência, escreva, na folha de respostas: •  o número do item; •  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o número que identifica o único elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenação, escreva, na folha de respostas: •  o número do item; •  a sequência de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotações dos itens encontram-se no final doenunciado do teste.

TI de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 1/ 12

GRUPO I
Detecção Sísmica do Núcleo Lunar Técnicas sismológicas indicam que a Lua pode ter um núcleo semelhante ao da Terra. Num estudo da NASA, designado “Apolo Sísmico Passivo”, utilizaram-se dados recolhidos durante a época das missões Apolo, fornecidos por quatro sismógrafos colocados entre 1969 e 1972, que permaneceram emfuncionamento e que registaram actividade contínua da Lua até finais de 1977. Renee Weber, investigadora principal e cientista da NASA, refere que foram aplicadas metodologias utilizadas na sismologia terrestre, relativas à velocidade das ondas sísmicas P e S, cujo registo, para a Terra, está representado na Figura 1. Tendo por base as variações da densidade da Lua e as variações da velocidade depropagação das ondas P e S no interior da Lua, representadas na Figura 2, os investigadores concluíram que na Lua existem camadas internas com composição e estado físico diferentes entre si. Os cientistas admitem agora que a Lua tem um núcleo interno sólido rico em ferro e um núcleo externo fluido, também de ferro. Em torno deste núcleo externo pode existir uma camada parcialmente fundida, na qualparecem existir elementos leves, como enxofre e oxigénio.
Baseado em www.nasa.gov (consultado em Janeiro de 2011)

Figura 1
Baseado em Plummer et al., Physical Geology, 2005

Figura 2
Baseado em R. Weber et al., «Seismic Detection of Lunar Core», Science Express, 2011

TI de Biologia e Geologia – Versão 1 • Página 2/ 12

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 3, seleccione a únicaopção que permite obter uma afirmação correcta. Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

1. Tendo em conta a velocidade das ondas P e S, a zona da Terra situada aproximadamente a 100 km de profundidade corresponde à transição entre a (A) litosfera e a astenosfera. (B) crosta e o manto superior. (C) crosta e a astenosfera. (D) litosfera e o mantosuperior.

2. Tendo em conta a variação do comportamento das ondas P e S, a zona da Lua situada a 1400 km de profundidade corresponderia, na Terra, à descontinuidade de (A) Mohorovicic, que separa a crosta do manto superior. (B) Gutenberg, que separa o manto inferior do núcleo externo. (C) Mohorovicic, que separa o manto inferior do núcleo externo. (D) Gutenberg, que separa a crosta do manto...
tracking img