Biologia reprodutiva e alimentar de icterus jamacaii (aves – icteridae)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA REPRODUTIVA E ALIMENTAR DE Icterus jamacaii
(AVES – ICTERIDAE)

1. INTRODUÇÃO.

1.1. Espécie de Estudo.

O Icterus jamacaii pertence à Ordem Passeriformes e a Família Icteridae, é conhecido comumente como sofrê, corrupião, coquim e João-pinto, possui características como uma cor laranja-vivo no peito, ventre, uropígeo e bordo anterior da asa, contrastando com o preto dacabeça, fronte, garganta, nuca, parte anterior do dorso, asas e cauda, em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa, apresenta íris amarelo-limão, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta para a raiz, tarsos plúmbeos. Mede em média 22cm (SILVA et al.).
Vive em bandos familiares e separa-se em casais na época de reprodução, se tornando territorrialista,Icterus jamacaii costuma ocupar ninhos já prontos (nidoparasitismo) como o do João-de-barro, xexéu, catorrita e, às vezes, constrói seu próprio ninho em buracos na madeira (SILVA et al.).
Reproduz entre a primavera e verão e põe de 2 a 3 ovos com incubação de quatorze dias em média, os filhotes saem do ninho em torno de 15 dias e passam a se alimentar sozinho aos 40 dias. Os filhotes nascem com amesma coloração dos pais, apenas mais fosca (SILVA et al.).
Alimentam-se de frutas, néctar, insetos e pequenos invertebrados. Habitam campos arborizados, cerrado, caatinga, regiões abertas e secas (SILVA et al.).
Ocorre do Maranhão à Bahia e norte de Minas Gerais. Tem ocorrência em outros países, como Paraguai, Bolívia e Venezuela, sendo que nessa ultima segundo Sick (1997) é considerada avenacional (SILVA et al.).
Aguirre e Aldrighi (1987, apud VENTURINI & PAZ, 2003, p. 98) citam Icterus jamacaii para o Espírito Santo, dentre outros estados brasileiros. Segundo Ruschi (1953, 1967) consta na lista de aves para o Espírito Santo. Pacheco e Bauer (2001) questionam os dados de Ruschi e consideram seus registros como sem ocorrência comprovada por outros autores, mas de improvávelocorrência para o Estado.
Segundo Venturini e Paz (2003) esta espécie teve alguns registros documentados para o Espírito Santo, como na Fazenda Santa Lúcia, no vale do rio Pancas, em Colatina (2 de setembro de 1999) e em Campo Grande, São Mateus (4 de novembro de 2001), município de São Mateus. Estes relatos não parecem tratar de possíveis solturas ou fugas de gaiolas (visto ser uma espécie muitoutilizada como animal de estimação) mas, mais provavelmente, uma “expansão de área” desta espécie na região norte e oeste do estado (a partir de Minas Gerais e Bahia). Contraria assim a firmação de Pacheco e Bauer (op. cit.) quanto à improbabilidade de sua ocorrência no Estado.
A sua ocorrência em diferentes municípios entre o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, diferentes altitudes ediferentes épocas do ano já indicam um estabelecimento de populações desta espécie nesta que pode ser consideradas uma ampliação de sua ocorrência (VENTURINE & PAZ 2003).

1.2. Biologia Reprodutiva.

Dentro do ciclo de vida das aves, a reprodução é um processo fundamental que requer grande quantidade de energia por parte dos indivíduos (HALL et al. 1992; ALLANDER 1997; DOUGHTY &SHINE 1997; apud PAIVA, 2008, p. 1). Em conseqüência, o período reprodutivo pode interferir diretamente em sua sobrevivência.
As decisões sobre as atividades reprodutivas podem ser influenciadas por fatores endógenos (BERTHOLD 1993; GWINNER 1996; DAWSON et al. 2001; GWINNER 2003; STYRSKY et al. 2004; apud PAIVA, 2008, p. 1) ou fatores ambientais que podem ser subdivididos em sinais de longo prazoe/ou de curto prazo (HAU et al. 2008).
Os sinais de longo prazo incluem variações ambientais que não afetam a sobrevivência e sucesso reprodutivo como, por exemplo, o fotoperíodo, mas que servem como indicadores para dar inicio a reprodução (COPPACK et al. 2003; GWINNER 2003; apud PAIVA, 2008, p. 1). Já os sinais de curto prazo englobam alterações nas condições ambientais, como, precipitação,...
tracking img