Biologia - reino fungi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
BIOLOGIA







REINO FUNGI




NOMES: ADRIANE AGUIAR RIOS, Nº 01
DIÊNIFER DA ROSA MARTINI, Nº 08

TURMA: 1223
PROFESSOR: AMAURY JÚNIOR





Novo Hamburgo, 04 de dezembro de 2012.
1. Características Gerais

O Reino Fungi compreende um grupo numeroso de seres conhecidos como fungos. Sãoorganismos heterótrofos, uni ou pluricelulares. Eles têm em comum com os vegetais o fato de não se deslocarem livremente, mas em contrapartida, deles se diferenciam por serem desprovidos de clorofila e se nutrirem heterotroficamente. Há espécies microscópicas. Os tipos maiores como orelhas-de-pau e os portadores de um píleo em forma de "sombrinha", são conhecidos como cogumelos. Os fungos têmcaracterísticas de plantas (imóveis, reproduzem-se muitas vezes por esporos), de animais (aclorofilados, com células desprovidas de paredes celulósicas e com reforço de quitina, glicogênio como carboidrato reserva) e características exclusivas, como a digestão extracorpórea e outras que serão explicadas na estrutura de um fungo.
Os fungos unicelulares podem ser parasitas, causadores de doençasrotuladas como micose ou, então, desenvolverem ação fermentativa. Atualmente, são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos.

2. Estrutura

Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados chamados hifas. O conjunto dessas hifas é chamado de micélio, que consititui o corpo do fungo multicelular. Uma hifa é um tubo microscópico que contém o material celular dofungo. As hifas podem ser cenocíticas (tubos contínuos, sem divisões transversais, preenchidos por uma massa citoplasmática com centenas de núcleos) ou septadas (que apresentam paredes transversais ,septos, delimitando paredes celulares com um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo celular). As paredes das hifas são constituídas basicamente pelo polissacarídeo quitina. O emaranhado dehifas que constitui o micélio pode crescer indefinidamente enquanto houver alimento e condições favoráveis. Durante os processos de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, formam-se hifas especiais que crescem em agrupamentos compactos, constituindo os corpos de frutificação, dos quais cogumelos e orelhas-de-pau são os mais conhecidos.

3. Nutrição

Os fungos apresentam nutriçãoheterotrófica e utilizam grande variedade de fontes orgânicas de alimento. A maioria dos fungos vive no solo e se alimenta de cadáveres de animais ou de plantas. Outra espécies nutrem-se de matéria orgânica viva, causando doenças em animais e plantas e apodrecendo frutas e verduras. Os fungos são alguns dos principais decompositores da natureza e são importantíssimos na decomposição de alguns elementosquímicos presentes em matérias orgânicas.
Durante seu crescimento sobre o material com o qual se alimentará, o micélio do fungo libera enzimas digestivas, que agem extracelularmente, degradando as moléculas orgânicas. Então, as hifas absorvem os produtos da digestão e os utiliza como fonte de energia e matéria-prima. Esse modo de viver dos fungos é conhecido como saprofagia, e é responsável peloapodrecimento dos alimentos.

4. Reprodução

4.1. Assexuada

A maneira mais simples de um fungo reproduzir-se assexuadamente é por fragmentação, onde um micélio fragmenta-se em outros micélios. As leveduras se reproduzem por brotamento ou gemulação. Os brotos separam-se da célula original mas permanecem grudados, formando cadeias de células.
Muitos fungos reproduzem-se por esporulação, comformação de células haplóides dotadas de paredes resistentes, os esporos. O esporângio é uma dilatação esférica onde ficam os esporos.

4.2. Sexuada

Os chamados "fungos verdadeiros" - zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos- reproduzem-se por sexuação, onde ocorre fusão de núcleos celulares haplóides, com formação de zigotos diplóide. Estes se dividem por meiose para formar novamente...
tracking img