Fases antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
três fases de crises da Antropologia
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
*
crise do objeto,do enfoque e a delimitação entre a ciencia e politica Parte inferior do formulário

ANTROPOLOGIA JURÍDICA
 
-Confúcio: a natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantêm separados.
-Montaigne: cada qual considera bárbaro o que não sepratica em sua terra.
-Desde a antiguidade foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamentos entre os homens a partir das variações dos ambientes físicos.
-Ibn Khaldun: acreditava que os habitantes dos climas quentes tinham uma natureza passional, enquanto ao dos climas frios faltava à vivacidade.
- Jean Bodin afirma que a variação do liquido dominante no clima influi nasrelações sociais de diferentes povos.
- Basta comparar os costumes de nossos contemporâneos que vivem no mundo civilizado: a mão de direção inglesa, hábitos culinários franceses etc.
- As diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas (corpo humano) ou mesológicas (ambiente/clima). Tanto o determinismo geográfico como o determinismobiológico, foram incapazes de resolver o dilema da diferença de comportamento dos homens.
DETERMINISMO BIOLÓGICO
- São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades especificas, inata a “raças” ou a outros grupos humanos.
- Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.
- Felix Keesing: não existecorrelação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.
- As diferenças se explicam antes de tudo pela historia cultural de cada grupo, já que as pesquisas revelam que o nível de aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos.
- A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinadoculturalmente e não em função de uma racionalidade biológica, já que é falso dizer que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.
- O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de umaeducação diferenciada.
O DETERMINISMO GEOGRÁFICO
- O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.
- Huntington: formula uma relação entre a latitude e os centros de civilização, considerando o clima um fator importante na dinâmica do progresso.
- Boas Wissler e Kroeber: dizem que há uma limitação na influencia geográfica sobre osfatos culturais e que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
- Não é possível admitir a idéia de determinismo geográfico, ou seja, a admissão da “ação mecânica das forças naturais sobre uma humanidade puramente receptiva”.
- A posição da moderna antropologia é que a “cultura age seletivamente”, e não casualmente, sobre seu meioambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para a qual as forças decisivas estão na própria cultura e na historia da cultura.
- Kroeber: A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com as suas próprias limitações, tudo isso porque difere dos outros animais por ser o único a possuir cultura.
O CONCEITO DE CULTURA
- Tylor: culture é o todo complexo queinclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.
- Tylor: marca fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição a idéia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos.
- John Locke: procurou demonstrar que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do...
tracking img