Biologia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Como o organismo humano é organizado estruturalmente?
R: O corpo humano é organizado estruturalmente por células, que com funções comuns agrupam-se de maneira organizada para formar tecidos, aos quais, por sua vez, formam os órgãos.
2) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.
R: Célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos.Os dois tipos básicos de células são eucariontes e procariontes. As células procariontes, conhecidas também como procariotas, são de extrema importância para o organismo, a sua principal característica é a falta de carioteca pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. As células eucariontes apresentam um núcleo verdadeiro organizado e limitado por uma membrana chamadaenvoltório nuclear ou carioteca. A presença de membrana é sua principal característica. Essas membranas dividem as células em compartimentos responsáveis por funções especializadas essenciais para a manutenção e divisão da célula. Apresenta também, o núcleo e o citoplasma bem distintos. O núcleo das células eucarióticas contém cromossomos, constituídos de DNA associado à proteína histônicas.

3)Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais suas funções?
R: As principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal são os lipídeos, as proteínas, a água, os carboidratos e os ácidos nucléicos (DNA e RNA). A água tem sua função fundamentada na importância que possui para a realização de todas as atividades metabólicas. Os carboidratos têm afunção de fornecer energia necessária para as reações metabólicas da célula, e assim também fornece energia. Os lipídeos têm a função de isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e também possui a função de reserva energética estrutural. As proteínas possuem função de sustentação estrutural da célula e dos tecidos, de transporte, de defesa, controle do metabolismo. Os ácidosnucléicos têm a função de armazenar e transmitir as informações genéticas e estão relacionadas com o controle da atividade celular
4) Quais são os três tipos de carboidratos e quais suas funções? Caracterize cada um.
R: Os três tipos de carboidratos são: polissacarídeos, dissacarídeos ou oligossacarídeos e monossacarídeos. Os carboidratos polissacarídeos contêm três ou mais açucares simples. Osmonossacarídeos são os açucares do tipo glicose, frutose e galactose. E os dissacarídeos constituem açucares duplos como a sacarose, a lactose e a maltose.

5) Defina proteínas e diferencie proteína simples e proteína conjugada.
R: São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento dos aminoácidos, elas representam cerca de 50 a 80% do peso seco da célula, sendo ocomposto orgânico mais abundante de matéria viva. Proteínas conjugadas são também denominadas de heteroproteínas, elas são constituídas por aminoácidos mais outro componente não-protéico, chamado grupo prostético. As proteínas simples são também denominadas de homoproteínas, e são constituídas exclusivamente por aminoácidos. Elas fornecem a mistura de aminoácidos por hidrólise, são ex: as albuminas eas globulinas.
6) Diferencie os dois tipos de ácidos nucléicos (DNA e RNA).
R: DNA: é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNAs.
RNA: é o responsável pela síntese de proteínasda célula. O RNA é um polímero de nucleotídeos, geralmente em cadeia simples, às vezes, pode ser dobrado. As moléculas de formam o RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA. Ela é constituída por uma ribose, por um grupo de fosfato e uma base nitrogenada.

7) Como é composta uma membrana plasmática? Quais são os tipos de transporte entre membrana plasmática?
R: A membrana...
tracking img