Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia Celular
Estudo da célula; Unidades fundamentais do organismo, em seus aspectos morfológicos e funcionais.

Célula
Pode ser definida a unidade viva, delimitada por uma membrana que protege o citoplasma e o núcleo, capaz de realizar as funções vitais, sendo considerada a unidade biológica – morfofisiológica na estrutura dos organismos bióticos. Abaixo os dois tipos básicos de classesde células:

Procariotas/procariontes/procarioto
(pro: primeiro, cario: núcleo)
São seres destituídos de membrana nuclear/carioteca. Os principais seres procariontes são as bactérias e as cianobactérias. Esses seres não possuem núcleo individualizado e não se mantém num lugar específico. Material nuclear encontra-se disperso no citoplasma.
Seres unicelulares.Eucariotas/eucariontes/eucarioto
(eu: verdadeiro)
Possui uma organização celular específica. Todos os componentes da célula possuem membrana nuclear, seu núcleo é individualizado. A principal diferença é que os seres eucariontes possuem carioteca. Material nuclear organizado, estruturado. Todos os seres do reino vegetal e animal são eucariontes.
Seres pluricelulares.

Ambas formadas por células, possuem citoplasma emembrana plasmática, o que diferencia é a presença ou ausência de membrana nuclear ou carioteca.

Unicelulares - Seres que tem apenas uma célula
EX: Ameba, bactérias, Moneras, cianobactérias, cianofícias, algas azuis.
Pluricelulares (multicelulares) - Seres que tem mais de uma célula.
EX: Homem, vertebrados, plantas, invertebrados, protozoários, fungos.
Acelulares - Seres que não possuem célula.EX: Vírus

Ciclo de vida das células
Lábeis: As que apresentam um ciclo de vida curto.(hemácias, espermatozóides e óvulos)
Estáveis: células que podem durar a vida toda e só se dividem, originando outras, se necessário. Tem estabilidade. Potencial de reposição. (Ossos e fígado)
Perenes: dividem-se apenas durante a formação do embrião. (Células do coração, neurônios)


Componentes químicosda célula

Substâncias inorgânicas (não saem de lugar algum): Água e Sais minerais

Água: Formada por 2 moléculas de Hidrogênio e 1 de Oxigênio (H2O). É conhecida como solvente universal e desempenha algumas funções como: lubrificante, transporte, participa de reações da hidrólise; a evaporação da água é importante para a regulação térmica do corpo.. 75 a 85% da célula é formada por água.Obtida através da respiração e das reações de síntese de proteínas, carboidratos, lipídios, ác. Nucléicos.

Sais Minerais: São encontrados também em articulações ósseas, que desempenha a função de diminuir o atrito entre as mesmas. Ajudam na formação e na conservação dos dentes e também na conservação dos ossos. Tem participação nos mecanismos de osmose e dissociados em íons: manutenção do pH dacélula. 2 a 3%, altamente energéticos.
Principais: Cálcio, Potássio, Sódio, Ferro, Cloro, Iodo.

Substâncias Orgânicas (Saem de organismos vegetais ou animas): Proteínas, lipídios, carboidratos, ácidos nucléicos – complementos: Vitaminas e Enzimas.

Proteínas: São compostos formados por aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Sua principal função é de promover a digestão através das enzimas;reconhecem substãncias estranhas; desempenham função de defesa e algumas tem função estrutural.

Lipídios: São células adiposas armazenadas nos tecidos da pele, tendo como função, mater a temperatura do corpor, sem que haja perda de calor. Também serve como reserva energética. Compostos por H, O, C. União de graxo e álcool. São gorduras, ceras e óleos. Insolúveis. Mais comuns: Trigicerídeos,fosfolipídeos e esteróides.

Carboidratos: São conhecidos também como glicídio. São açúcares e desempenham funções, principalmente, energéticas. Como exemplos, podem ser citadas a glicose, frutose e maltose. São encontrados principalmente, nos vegetais e no leite.
Divididos em três grupos principais:
Monossacarídeos: Açúcares simples e são unidades básicas dos carboidratos, que não se quebram...
tracking img