Biologia celular - morfologia dos tecidos e células

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pontíficia Universidade Católica do Paraná
Escola de Saúde
Curso de Fisioterapia 1 ° período turma U - noturno




Tamara Palmeira da Silva

MORFOLOGIA DOS TECIDOS E CÉLULAS








Curitiba
2013



Tecido Muscular

- Esquelético: Os esqueléticos que formam a Carne do corpo, tracionam os ossos nos movimentos voluntários.
- Lisos : Os lisos dispõem-se em camadas dentrode orgãos, por exemplo, nos intestinos
- Cardíaco: O cardíaco, exclusivo do coração , nunca se cansa no trabalho de bombear sangue para o corpo


Células :


Tecido Epitelial

- Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocasgasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos.
- Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal.
- Epitélio Simples Prismático: Também é um tecido monoestratificado, com uma camada decélulas alongadas (prismáticas) e bem organizadas, pode conter glândulas mucosas unicelulares entremeadas. É um tecido típico de órgãos digestivos: estômago e intestino, apresentando vilosidades, aumentando substancialmente a superfície de absorção.
- Epitélio Pseudoestratificado Pavimentoso: Formado por uma única camada de células com alturas diferentes, dispostas de forma desorganizada, dando aimpressão de duas camadas. É comum na cavidade nasal, traqueia e brônquios, onde associadas a estruturas anexas (cílios e glândulas mucosas) atuam na retenção e transporte de micro-organismos e partículas indesejáveis para o exterior do organismo.
- Epitélio Estratificado Pavimentoso: Tecido pluriestratificado (formado por duas ou mais camadas de células), com morfologia achatada, pode conter nasuperfície apical uma camada delgada de queratina que auxilia a retenção de água no organismo. Esse tecido forma o maior órgão do corpo, a pele.
- Epitélio Estratificado de Transição: Epitélio derivado do tecido estratificado pavimentoso, possui várias camadas com formato disforme das células. É um epitélio que dispõe de elasticidade, conforme a distensão requerida pelo órgão, como por exemplo, orevestimento da bexiga: ora se distende quando retém muito líquido (urina), ora se contrai quando urinamos.

Células :



Tecido Nervoso

- Astrócito : Encontradas no cérebro, são muito importantes e atuam na sustentação e na nutrição dos neurônios. Além disso, eles regulam a concentração de diversas substâncias com potencial para interferir nas funções neuronais.
- Célula da micróglia:Estas células são pequenas e alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares. São fagocitárias e derivam de precursores que alcançam a medula óssea através da corrente sanguínea, representando o sistema mononuclear fagocitário do SNC. Participam também da inflamação e reparação do SNC; secretam também diversas citocinas reguladoras do processo imunitário e remove os restos celulares que surgem naslesões do SNC.
- Oligodendrócitos : São encontrados apenas no sistema nervoso central (SNC). Devem exercer papéis importantes na manutenção dos neurônios, uma vez que, sem eles, os neurônios não sobrevivem em meio de cultura. No SNC, são as células responsáveis pela formação da bainha de mielina. Um único oligodendrócito contribui para a formação de mielina de vários neurônios (no sistemanervoso periférico, cada célula de Schwann mieliniza apenas um único axônio)


Célula: Responsável pela condução do impulso nervoso, possui a capacidade de responder aos estímulos do meio, como a luz e o calor, por exemplo: através de alterações da diferença de potencial elétrico existente entre as superfícies interna e externa de sua membrana plasmática, se propagando ao longo da célula e de...
tracking img