Biografias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sérgio Buarque de Holanda nasceu em São Paulo no dia 11 de julho de 1902, era filho de Cristóvão Buarque de Holanda e de Heloísa Buarque de Holanda.
Estudou no Ginásio S. Bento e na Escola ModeloCaetano de Campos, onde escreveu a valsa “Vitória Régia”, editada na revista Tico-Tico após dois anos. Foi aluno do Afonso de E. Taunay.
No ano de 1921 foi para o Rio de Janeiro junto com sua família;Participou ativamente do Movimento Modernista de 22 sendo nomeado por Mário e Oswald de Andrade o representante do grupo perante a revista Klaxon no Rio de Janeiro.
O ano de 1925 foi importante emsua vida, pois formou-se em direito pela Universidade do Brasil; em 1926, recebeu uma proposta de trabalho para assumir a direção do jornal “O Progresso”, em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo,para onde se mudou. No mesmo ano lançou em parceria com Prudente de Morais Neto uma revista intitulada “Estética”.
Em 1927 decidiu voltar para o Rio de Janeiro, passando a trabalhar na imprensacarioca como jornalista do “Jornal do Brasil”.
Em 1929 foi para a Europa como representante dos Diários Associados, estabelecendo residência em Berlim, local em que conheceu as idéias de Max Weber eacompanhou os seminários de Friedrich Meinecke.
Passou a trabalhar como colaborador, no ano de 1930, na revista “Brasilianische Rundschau” do Conselho do Comércio Brasileiro de Hamburgo.
Em 1936 retornouao Brasil e iniciou seu trabalho na Universidade do Distrito Federal no cargo de professor-assistente de Henri Hauser na área de história moderna e contemporânea, além de dar aulas de literaturacomparada como auxiliar de um professor chamado Trouchon.
Neste mesmo ano Sérgio Buarque de Holanda publicou sua obra-prima, aquela que é considerada a mais importante já editada no Brasil, intitulada“Raízes do Brasil”.
Em 1939, a Universidade do Distrito Federal encerrou suas atividades e Sérgio foi chamado por Augusto Meyer para assumir a direção da seção de publicações do Instituto Nacional do...
tracking img