BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS

431 palavras 2 páginas
Professora Sebastiana Braga

Nome do aluno:

Biografias não Autorizadas

MANAUS/AM
2014
Biografias não autorizadas De acordo com o site www.conceito.de, biografia significa: a história de vida de uma pessoa.
A palavra provém de um termo grego composto por bios “vida” e graphein “escrever”.
Enquanto gênero literário, a biografia é um texto narrativo expositivo redigido habitualmente na terceira pessoa do singular - com exceção de quando o biografado a escreve - e tem como ênfase narrar à vida, ações e memórias de uma personalidade notável.
A base de uma biografia deve abranger fontes seguras, nomeadas, datadas e com locais exatos.
Diz-se a literatura especializada que uma biografia deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
Poderíamos questionar quais são os motivos que levariam alguém a escrever ou ter sua vida registrada em uma biografia. E a partir de agora pode-se entender que o fato de ser biografado é a eternização de uma vida, portanto acreditamos haver de tal maneira uma grande polemica em relação a esse assunto. A discussão sobre autorização de biografias nos remete a um passado sombrio chamado ditadura militar brasileira. Um passado negro e vergonhoso do nosso país. De tal modo serve como a exemplificação de ideais a serem combatidas em tempos de democracia.
Em tempos de ditadura, grupos “revoltosos” surgiram e dentre eles indivíduos oriundos da classe de músicos e intelectuais interpretavam a dita Música Popular Brasileira, os quais elencavam em suas canções intermináveis críticas ao governo militar e à defesa da liberdade de expressão. Na atualidade, já em tempos de democracia em que a ditadura e o governo militar estão presentes somente nos livros de História do Brasil, vivenciamos uma contradição jamais imaginável a aqueles que participaram ativamente da luta pela liberdade de expressão entanto, que sentiram na carne as perseguições pela disseminação de suas idéias

Relacionados

  • platao e aristoteles
    185629 palavras | 743 páginas
  • historia da africa vol I
    347677 palavras | 1391 páginas