Biografia Pinxinguinha

580 palavras 3 páginas
Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha ou Pizinguim como era chamado pela sua avó, cuja língua materna, de origem africana, utilizava essa palavra para chamar alguém de o “pequeno bom, nasceu em 23 de abril de 1897, no bairro da Piedade na cidade Rio de Janeiro, porém foi criado no bairro do Catumbi. Foi um flautista, saxofonista, compositor e arranjador, além de ser considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
Filho do músico Alfredo da Rocha Viana, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos, Pixinguinha aprendeu música em casa, o que instigou fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Viana). Esse que conseguiu o primeiro emprego para o irmão, que ainda criança começou a tocar em cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Sua estreia se deu na peça Chegou Neves onde ele ainda tocava de calças curtas. Fez sua primeira gravação foi na Favorite Record com a música São João debaixo d’água. Nesta gravadora ficou por três anos e passou a integrar o Grupo do Caxangá, conjunto organizado por João Pernambuco, de inspiração nordestina, tanto no repertório, como na indumentária, onde cada integrante do conjunto adotava para si um codinome sertanejo.

O grupo se tornou o grande sucesso musical do carnaval (1914), com o tango Dominante teve sua primeira composição gravada, disco Odeon, com interpretação do Bloco dos parafusos. Neste ano começou a fazer suas primeiras orquestrações para cinemas, teatros, circos etc. Começou a gravar na Odeon e o seu primeiro disco seria Morro da favela. Registrou vários discos com músicas de sua autoria, e alguns em que atuou apenas como intérprete.

Seu grande sucesso popular aconteceria com o samba “Já te digo”, composto com China, lançado pelo Grupo

Relacionados

  • A musica popular brasileira no tempo da ditadura
    14334 palavras | 58 páginas