Biografia: marshall

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Quem foi Alfred Marshall


Alfred Marshall nasceu em Clapham, Inglaterra, no dia 26 de julho de 1842. Conhecido por suas teorias, foi um dos mais influentes economistas de sua época.


Filho de um caixa de banco, ele abandonou planos de ser ministro da igreja anglicana e dedicou-se aos estudos e à vida acadêmica, se formando em matemática.


Marshall estudou naMerchant Taylor's School e St John’s College. Tinha aptidão para matemática e ciências exatas, porém, resolveu estudar filosofia e ética em certa época da sua vida, que o levou a aprofundar seus conhecimentos na área de economia, pois tinha como pensamento que a economia era um fator essencial para a melhoria de classes.


Em 1868 tornou-se professor, especializando-se em economia política.Escreveu alguns trabalhos sobre o comercio internacional e protecionismo nos anos seguintes.


Em 1877 casou-se com Mary Paley, uma ex-aluna, forçando-o a abandonar o cargo de professor em Cambridge devido às regras de celibato na universidade.


Foi convidado a ser diretor do recém criado University College, em Bristol. Continuou dando aulas de economia política, publicando algunsescritos para estudantes de economia.


Marshall começou a trabalhar em sua principal obra, “Princípios da Economia Política”, a partir de 1881. O primeiro volume foi publicado em 1890, fazendo Marshall ser reconhecido mundialmente. Já o segundo volume, não foi completado.


Em 1884, retornou para Cambridge, assumindo a presidência em economia política na Universidade deCambridge. Continuou dando aulas até 1908, quando se aposentou.


Sua saúde estava prejudicando cada vez mais o andamento do segundo volume de sua magnum opus. Em 1919, aos 77 anos, publicou “Indústria e Comércio”, e em 1923, “Moeda, Crédito e Comércio”.


Marshall acabou falecendo no dia 13 de julho de 1924, aos 81 anos de idade, em Cambridge. Deixou o segundo volume de “Princípios daEconomia Política” inacabado, assim como outras obras menores.
























2. Alfred Marshall e suas teorias


Alfred Marshall escreveu uma série de trabalhos sobre o comércio internacional e os problemas do protecionismo, sendo estes transformados na obra “A Teoria Pura do Comércio Exterior: A Teoria Pura dos Valores Domésticos” (The Pure Theoryof Foreign Trade: The Pure Theory of Domestic Values), no ano de 1879. Também neste ano, publicou, juntamente com sua mulher, Mary Payley Marshall, a obra intitulada “Economia da indústria” (The Economics of Industry).


É considerado, também, o fundador da economia moderna, expostas por representações gráficas embora tenha mostrado um tanto cético em relação à utilização da matemáticana análise econômica, embora tivesse um bom conhecimento nesta área. Além disso, pertence à ele a idéia de uma grande síntese, a fim de combinar o melhor da economia clássica com o pensamento marginalista.


Marshall é considerado, também, um dos fundadores da Microeconomia moderna, além de ter criado os termos: “excedente de consumo” (a diferença entre o valor para o consumidor e o preçopago); e a “elasticidade da demanda”. E ainda, são dele os conceitos de equilíbrio de curto-prazo e equilíbrio de longo-prazo.


Na economia neoclássica, uma das principais preocupações foi a determinação dos preços de mercado e, para Marshall, a análise deveria ter início com o estudo do comportamento dos produtores e dos consumidores uma vez que em sua concepção era o principalartifício para que houvesse determinação dos preços de mercado, para ele o conhecimento de demanda era fundamental para seu estudo, sendo necessária uma redução no preço para induzir a compra.


Porém, uma vez que os consumidores teriam de optar em consumir mais de um produto A e menos de um B, estariam aptos a ajustar seus gastos para que houvesse um ápice de satisfação por conta de uma...
tracking img