Biografia karl marx e max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx:
Nascido em Trèves no dia 05 de Maio de 1818, Karl Heinrich Marx foi um economista, cientista social e revolucionário socialista, na qual idealizava uma sociedade com uma distribuição derenda justa e equilibrada, de forma em que criou as bases da doutrina comunista. Foi seguidor das ideias de Hegel.
Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas e oproletariado. Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formascomo os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando origem à luta de classes.
Karl Marx foi o criador da obra “O Capital” que tem a economia comotema principal. Com a colaboração de Engels, escreveu também o “Manifesto Comunista” onde não poupou críticas ao capitalismo.
Morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em consequência de umabronquite e de problemas respiratórios.

Max Weber:
Considerado um dos fundadores da Sociologia, Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão.
Para ele, opapel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, por isso suaSociologia recebe o nome de compreensiva.
Weber valorizava as particularidades, ou seja, a formação específica da sociedade; entende a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos positivistas.
Umdos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação social. A ação social é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido édeterminado pelo comportamento alheio. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras...
tracking img