Biografia Henry Ford e RH

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Biografia de Henry Ford
No dia 30 de julho de 1.863, nasceu Henry Ford em uma granja perto de Dearborn, Michigan (EUA). Quando jovem estudou em escolas públicas e, aos 16 anos, tornou-se aprendiz de mecânico em Detroit. Entre 1.888 e 1.889 foi mecânico e, mais tarde, chefe de mecânicos da Edison Illuminating Company. Assim, estavam dados os primeiros passos para a carreira de um dos maioresempreendedores do século XX.
Em 1.893, conseguiu construir seu primeiro automóvel e, no ano de 1.903, funda a Ford Motor Company, o grande império que conhecemos até hoje. Ford introduziu em sua empresa a técnica da fabricação de automóveis em série, foi assim que começou a utilizar peças padronizadas, reduzindo consideravelmente o custo dos carros até o irrisório preço de 290 dólares no ano de1.924. Para melhorar a produtividade e a estabilidade dos seus empregados, duplicou seus salários e, desta forma, ser um funcionário da Ford tornou-se um privilégio. Resultado: os lucros duplicaram entre 1.914 e 1.916. É interessante notar que isto ocorreu em plena I Guerra Mundial.
Em 1.908, a Ford Motor Company lança o seu famoso modelo T. Em 1.913, ao começar a fabricação em série, o modelo Tera o carro ideal. O curioso deste modelo era que foi fabricado somente com a cor preta de alta duração, fato que barateou os custos. Em 1.918, Ford concorreu ao cargo de senador pelo estado de Michigan, mas não consegui ser eleito. No ano seguinte criou o hospital Henry Ford, em Detroit.
Em 1.919, Ford foi editor do Dearborn Independent, um semanário que publicava material anti-semita. Tambémescreveu um livro chamado O Judeu Internacional. Posteriormente teve de retratar-se perante a comunidade judaica. Em 1.927, último ano da fabricação do Ford T, o número de automóveis construídos somava mais de 15 milhões de unidades deste modelo.
Suas falhas, porém, foram não ter criado novos modelos a cada ano e suas pouco amigáveis relações com seus funcionários. Em abril de 1.941, foi obrigadopelos juízes federais norte-americanos a assinar contrato com seu empregados. Em seguida colaborou com o exército estadunidense na fabricação de aviões, durante a Segunda Guerra Mundial.
Sua avançada idade o obrigou a abandonar a direção de suas empresas em 1.945. Henry Ford faleceu em 1.945, em Dearborn, deixando uma fortuna pessoal estimada entre 500 e 700 milhões de dólares e tendo doado partede suas ações na Ford Motor Company à Fundação Ford, uma organização sem fins lucrativos.

Recursos Humanos
O Taylorismo separou o gerenciamento da execução. No mercado de trabalho podemos dizer que criou-se o segmento gerencial e o segmento operacional. A análise científica do trabalho permitiu rever os processos produtivos de forma a aumentar a produtividade.
Ford aplica os conceitos deTaylor em sua linha de montagem, exigindo a máxima produtividade uma vez que o trabalho estava fragmentado e que cada operário realizaria uma tarefa específica e repetitiva. Desta forma foi exigido cada vez mais do trabalhador. Uma vez definido que o trabalhador não precisa mais possuir habilidades maiores do que aquelas exigidas por uma determinada posição na linha de montagem, o seu salário tende adecrescer na mesma proporção em que estas tarefas são simplificadas neste processo.
Não há mais a valorização do profissional que dominava o processo produtivo. A alienação do homem com relação ao seu trabalho permite que o capitalista dite as regras deste jogo e imponha os valores a serem pagos na forma de salário ao trabalhador.
Uma vez que o segmento operacional não detém conhecimento dosprocessos produtivos, ele é facilmente substituível, tornando o operário uma "peça da engrenagem" no sistema de produção.



Em 1916, um dos centros de tecnologia mais desenvolvidos no mundo era a fábrica de automóveis de Henry Ford, onde a produção em cadeia foi criada. Naquele momento, vistas em perspectiva, as pessoas que trabalhavam ali teriam o mesmo prestígio social que hoje aqueles que...
tracking img