Biografia freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud (1 856-1 939) e o Desenvolvimento da Psicanálise
Uma Biografia

O movimento psicanalítico que Sigmund Freud desenvolveu tem íntimas relações com a sua própria vida e é, em larga medida, autobiográfico. Em conseqüência, conhecer a história
de sua vida é fundamental para a compreensão do seu sistema.
Freud nasceu a 6 de maio de 1856 em Freiberg, Morávia (atualmente Pribor, naantiga Checoslováquia). Em 1990, a cidade deu à sua Praça Stálin o nome de Praça Freud. O pai de Freud era um comerciante de lãs relativamente mal-sucedido que, quando os seus negócios fracassaram na Morávia, se mudou com a família para Leipzig e, mais tarde, quando Freud tinha quatro anos, para Viena. Freud permaneceu ali por quase oitenta anos.
O pai de Freud, vinte anos mais velho que a esposa,era rigoroso e autorit Quando jovem, Freud sentia medo e amor pelo pai. Sua mãe era protetora e amorosa, e ele tinha por ela um apego apaixonado. Esse medo do pai e a atração sexual pela mãe formam o que Freud mais tarde denominou complexo de Édipo — que parece ter sido derivado de suas experiências e lembranças da meninice.
Um entre oito filhos, Freud cedo demonstrou grande capacidadeintelectual, que a família tudo fez para encorajar. Seu quarto era o único da casa que tinha uma lamparina de azeite, o que era uma iluminação melhor para o estudo do que as velas usadas pelos outros. As outras crianças, pelas quais Freud demonstrava considerável ressentimento, não podiam estudar música para que sua prática não perturbasse o jovem estudioso.
Freud ingressou no Liceu um ano antes do que eracomum; considerado um aluno brilhante, graduou-se com distinção aos dezessete anos. Indeciso sobre sua carreira, tinha como interesses a civilização, a cultura humana, as relações humanas e a história militar. A teoria da evolução de Darwin fê-lo interessar-se pela abordagem científica do conhecimento, e Freud, com alguma hesitação, resolveu estudar medicina. Ele não desejava ser médico clínicomas esperava que o diploma o levasse a uma carreira de pesquisa científica.
Iniciou seus estudos na Universidade de Viena em 1873. Como queria estudar vários assuntos sem vinculo direto com seu treinamento médico (por exemplo, fez cinco cursos de filosofia com Franz Brentano), levou oito anos para obter o grau. No início, Freud se concen trou na biologia; dissecou mais de quatrocentas enguias machopara determinar a estrutura dos testículos. Suas descobertas foram inconclusivas, mas é digno de nota que seu primeiro esforço de pesquisa se relacionasse com sexo. Ele passou para a fisiologia e trabalhou com a medula espinhal do peixe. Ao que parece, gostava do assunto, pois levou seis anos trabalhando com um microscópio no instituto fisiológico de Ernst Brücke.
Durante seu treinarnentomédico, Freud fez experiências com a cocaína. Usou-a, ofere ceu-a à noiva, às suas irmãs e aos seus amigos, sendo responsável pela introdução da substância na prática médica. Entusiasmado com ela, descobriu que a cocaína curava sua depressão e ajudava sua indigestão quase crônica. Freud estava convencido de ter encontrado uma droga milagrosa que curaria da ciática ao enjôo marítimo, e lhe daria a fama eo reconhecimento por que ansiava.
Mas isso não iria acontecer. Um dos colegas médicos de Freud, depois de ouvir suas
conversas casuais sobre a droga, fez suas próprias experiências e descobriu que a cocaina podia
331
ser usada para anestesiar o olho humano, possibilitando pela primeira vez a cirurgia ocular. Freud publicou seu artigo sobre os usos benéficos da cocaína em 1884, sendo essetrabalho considerado parcialmente responsável pela epidemia do uso de cocaína que varreu a Europa e os Estados Unidos, durando até quase toda a década de 20.
Freud foi criticado por defender o uso da cocaína fora da cirurgia do olho e por se
desencadear essa peste no mundo. Pelo resto da vida, ele tentou deliberadamente apagar toda
332
*O movimento psicanalftico fundado por Sigmund Freud tem...
tracking img