Biografia de souza andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obras e sua principais caracteriticas, de Souza Andadre:
Publicou seu primeiro livro de poesia, Harpas Selvagens, em 1857 e "Harpa de Ouro" (1888/1889)No ano de 1924, lançou na Europa o movimento nativista Pau-Brasil. Para dar continuidade a este movimento, ele fundou, em 1927, a Revista de Antropologiacom seu Manifesto Antropofágico
Sua poesia contém algumas características da geração romântica, como a presença do nacionalismo e da nostalgia da terraquerida, aliadas a uma forte preocupação social. Embora sua obra pertença à geração romântica, ela possui elementos da poesia modernista, entre elesreflexões sobre a modernidade e a vida nas grandes cidades, valorização da cultura popular.
uma frase famosa dita pelo poeta :
"Ouvi dizer já por duasvezes que o Guesa Errante será lido 50 anos depois; entristeci – decepção de quem escreve 50 anos antes".
O GUESA
Durante o tempo que morou nos EstadosUnidos, em 1871,escreveu ''O Guesa'', poema em treze cantos, dos quais quatro ficaram inacabados, composto ao longo de dez anos . A base do poema é a lendaindígena do Guesa Errante. O personagem Guesa é uma criança roubada aos pais pelo deus do Sol e educado no templo da divindade até os 10 anos, sendosacrificado ao deus do sol aos 15 anos de idade.
Sousândrade identifica seu destino pessoal com o do jovem índio. Porém, no plano histórico-social, o poetavê no drama de Guesa o mesmo dos povos aborígenes da América, condenando as formas de opressão dos colonialistas e defendendo uma república utópica.
tracking img