Biografia de Ricardo Siri Liniers

742 palavras 3 páginas
Ricardo Siri Liniers nasceu em Buenos Aires, em 1973. Começou a desenhar ainda na infância, durante os intervalos da escola. Mafalda, Tintin e Asterix foram os primeiros quadrinhos os quais teve contato.
Liniers caracteriza seu trabalho como “humor para entendidos”. Atualmente possui um espaço diário no jornal La Nación - jornal de grande circulação na Argentina - intitulado “Macanudo” (gíria que transmite sentimento de admiração ou aprovação), em que o quadrinista optou por não ter personagens fixos, embora alguns sejam assíduos. Às vezes o próprio quadrinista aparece em seus traços em forma de coelho: “quando você está fantasiado pode fazer e dizer qualquer coisa”. Além da capa do CD La lengua popular de Andrés Calamaro, Liniers já trabalhou para Kevin Johansen e fez pôsteres de filmes.
Macanudo também é publicado como livro no Peru, Canadá, França, Espanha e em jornais nos Estados Unidos, Costa Rica e Espanha.

Algumas obras:

Características das obras
Uma menina que tem um gato como melhor amigo, um casal apaixonado, um coelho com orelhas enormes, uma vaca cinéfila, um monstro imaginário, duendes voadores, pinguins, azeitonas, um misterioso homem de capa preta e outras criaturas exóticas fazem parte do universo dos personagens do cartunista argentino Liniers.

Em seus quadrinhos, Liniers fala sobre tudo. Sobre o cotidiano, sobre as relações humanas, sobre amor e ainda aproveita para fazer críticas à política, à mídia, ao consumismo e outros problemas sociais. E o mais interessante é que ele não tem apenas um personagem marcante, ele criou vários, justamente para poder brincar com diferentes tipos de humor. Seus desenhos funcionam como uma espécie de diário pessoal, onde retrata todos os seus pensamentos, gostos e sonhos.

Um dos personagens mais famosos e interessantes é a menina Enriqueta e seu amigo gato Fellini. Ela é apaixonada por livros e ele é seu fiel companheiro. Eles são os mais questionadores e profundos, juntos os dois

Relacionados

  • estudante
    305 palavras | 2 páginas