Biografia de pablo picasso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Pablo Picasso
Pablo Picasso é um dos grandes artistas contemporâneos do século XX.Pintor, escultor, desenhista e poeta espanhol, ficou conhecido pelo movimento artístico da época, oCubismo. Filho de um professor de Desenho e Pintura, destacou-se nas artes logo em sua juventude.
Nasceu na cidade de Málaga, em 25 de outubro de 1881.Até os 10 anos, tempo em que permaneceu emMálaga, desenhava cenas que representavam as touradas.Depois mudou-se para Corunha com a família.
Aos 13 já se destacava, e aos 14 Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada academia dearte. Em Madrid, instalado num novo atelier, inscreve-se na mais próspera e conceituada academia de artes espanhola, a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Porém Picasso adoecera eafastara-se da academia e do lar paterno, e procurava abrir-se às inovações da arte espanhola. Em 1900, abre ao público a sua primeira exposição. Entretanto, tinha o desejo de conhecer Paris.
Em Paris moroucom Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa.Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como materialcombustível para o aquecimento do quarto.
Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa,inaugurando a fase rosa (1905 - 1906). Trabalhava durante a noite até o amanhecer. Em Paris, Picasso conheceu um selecto grupo de amigos célebres nos bairros de Montmartre e Montparnasse: André Breton,Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.
Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo docirco. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo....
tracking img