Biografia de nelson mandela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária De Silves
Ano 2011/2012
Trabalho da Disciplina De Filosofia

O Manifestante

Nelson Mandela

Ana Sofia Matos
11ºH1
Nº4


Nelson Rolihlahla Mandela, nasceu no dia 18 de Julho do ano de 1918, na África do sul.
Quando tinha os seus sete anos, Mandela tornou se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi o dado o nome inglês “nelson”. O seupai faleceu seguidamente, e nelson seguiu para uma escola próxima ao palácio Regente. De acordo com as tradições da sua etnia (Xhosa), foi iniciado na sociedade com16 anos, onde no instituto Clarkebury, estudou cultura ocidental.
No ano de 1934, Nelson, mudou - se para fort Beaufort, onde tomou interesse particular no boxe e nas corridas. Após se ter matriculado, inicia o curso para se tornarbacharel em Direito em Fort Hare. Nesta universidade, conhece então Oliver Tambo. No final do primeiro ano, Mandela envolve – se no movimento estudantil, numa espécie de boicote contra as politicas universitárias, sendo como consequencia a sua expulsão. Dali passara para Johanesburgo, onde termina a sua graduação na UNISA (Universiddae da África do sul). Continua os seus estudos em witwatersrand.Como jovem estudante de direito, Mandela envolve – se na oposição ao regime do apartheid. Este negava aos negros ( maioria da população), mestiços e indianos, direitos políticos, económicos e sociais. Une – se ao congresso nacional africano no ano de 1942, e dois anos depois, funda com Walter Sisulu e outros, a liga jovem do CNA. Depois da eleição de 1948 dar a vitória ao partido nacional, no qualera apoiado a segregação social, Mandela torna – se mais activo no CNA, tomando parte do congresso do povo no ano de 1995. Neste mesmo ano é divulgado a carta da liberdade, um documento que continha um programa especial para a causa anti – apartheid. Comprometido primordialmente por actos não violentos, Mandela e os seus respectivos colegas aceitam recorrer às armas após o massacre de Sharpeville,em Março de 1960, quando a policia sul – africana “atirou” em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180. No ano de 1961, tornou se comandante do braço armado do CNA, de nome MK ou Lança da Nação. Sendo comandante, coordena uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo. Deste, parte para a Argélia, para treinamento militar. No mês de Agosto do ano de 1962, Mandela foipreso, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. No ano de 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem, no qual o admite, e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do sul, neste Mandela nega tal.
No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela tornou se associado a posição do apartheid pelo que o clamor “ LibertemNelson Mandela” se tornou o lema das campanhas anti – apartheids em vários países. Durante os anos de 1970, recusou a revisão e em 1985 não aceita a liberdade condicional em troca de não incentivar a luta armada, pelo que fica na prisão até Fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que este fosse libertado no dia 11 de Fevereiro, com 72 anos, por ordem dopresidente Frederik De KlerK. Nelson Mandela e o presidente dividem o premio Nobel da paz no ano de 1993.
Como presidente do CNA (de julho de 1991 a Dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de Maio de 1994 a Junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando assim o respeito internacional pela sua luta em proveito dareconciliação interna e externa.
Após o fim do seu mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Recebeu muitas distinções no exterior, incluindo a Ordem de St. John, da rainha Elisabeth 2ª, a medalha presidencial da Liberdade, de George W. Bush, o Bharat Ratna (a distinção mais alta da Índia) e a Ordem do Canadá.
Em 2003, Mandela...
tracking img