Biografia de Erik Spiekermman

340 palavras 2 páginas
Erik Spikermann

Biografia:

Erik Spikermann é autor, arquiteto da informação, tipógrafo e designer alemão. Ele nasceu em 30 de maio de 1947, em Stadthagen, no leste da Alemanha e estudou história da arte e Inglês na Universidade Livre de Berlim.

Erik passou os anos 70 em Londres, onde foi professor na London College of Printing, e na mesma época trabalhou para Filmcompositions, Wolff Olins, e outras consultorias.

Em 1979, quando voltou para Berlim, fundou com outros dois sócios a MetaDesign, com escritórios em Berlin, Londres e São Francisco, realizando trabalhos para clientes como Audi, Skoda, Volkswagen, Heidelberg Printing, Trânsito de Berlin, Aeroporto de Düsseldorf, entre outros.

Em 1989, ele e sua esposa começam a FontShop, a primeira distribuidora via e-mail de fontes digitais.

Em 1990, junto com Neville Brody, Erik funda a FontFont, um escritório de design feito para designers.

Em 2001, um dos trabalhos mais famosos de Spikermann foi redesenhar a revista britânica The Economist. Ainda neste ano, ele deixa a Meta Design por discordar de políticas da empresa e funda a UDN, que posteriormente se tornaria a Edenspikerman.

Em 2006, outro trabalho de destaque foi a Nokia Sans, fonte coorporativa da Nokia, que também seria a fonte padrão para os celulares Symbian S60.

Dentre as fontes criadas por Spikermann, as mais famosas são a ITC Officina, Berliner Grotesk, FF Meta e Fira Sans.

Erik é co-autor de “Stop Stealing Sheep & find out how type works”, livro amplo que explica desde a história e a mecânica dos tipos até como treinar o olho para o reconhecer fontes de qualidade.

Ele também possui a p98a, seu estúdio e workshop, onde realiza trabalhos com impressão tipográfica. Lá ele demonstra a importância de saber utilizar a impressão gráfica e as habilidades envolvidas no processo, que estão cada vez mais em falta em nossa era digital.

Atualmente, Erik é membro do conselho de Design Alemão e é professor na Universidade de

Relacionados