Biografia de aziz nacib ab saber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Filho de um mascate libanês e de uma brasileira de São Luís do Paraitinga e criado em meio a roceiros dos quais sua mãe era filha, se muda para São Paulo pouco antes de ingressar na USP no curso de Geografia e História aos dezessete anos, assumindo sua primeira função pública como jardineiro da Universidade, enquanto dava continuidade à sua formação com recursos de especialização.Trabalhou durante vários anos como professor do ensino básico. Posteriormente lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e finalmente na Universidade de São Paulo.
Iniciou suas pesquisas na área de geomorfologia e logo passou a incorporar diferentes conceitos nas áreas do saber.
Desenvolveu centenas de pesquisas e tratados científicos, dando contribuições importantes para aecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia, além da geografia. Dentre algumas múltiplas contribuições, estão estudos que corroboram a descoberta de petróleo na porção continental da Bacia Potiguar e a coordenação da criação dos parques de preservação da Serra do Mar e do Japi. Os temas abordados incluem exaustivas classificações e levantamento nos domínios morfoclimáticos e dosecossistemas continentais sul-americanos, reconstituição de paleoclimas sul-americanos, estudos de planejamento urbano aerolar, pesquisas de geomorfologia climática sul-americana, elaboração de modelos explicativos para a diversidade biológica neotropical – Redutos Pleistocênicos – além de estudos sobre rotas de migração dos povos pré-colombianos sul-americanos. Atuou também com medidas depreservação do patrimônio histórico - (tombamento do Teatro Oficina)- e teorias da educação, com o fim de incluir currículos setoriais em grades de ensino regionais e nacionais.

O PROFESSOR AZIZ NACIB AB’SABER E SUA OBRA

Aziz Nacib Ab’Saber dizia que nunca um país necessitou tanto da ciência quanto o Brasil e soube como poucos unir as ciências naturais e humanas.
Era um defensor dainterdisciplinaridade e sempre esteve ligado aos movimentos sociais, inclusive, o MST, divulgou uma nota oficial em sua homenagem pelas suas contribuições para que pudéssemos conhecer melhor as riquezas naturais do nosso país e seus biomas. O MST também citou que o professor Aziz ajudou a defender a natureza para que fosse ultilizada em benefício dos interesses nacionais e do povo.
Aziz condenava a exploraçãoprivatista e predatória da natureza, voltada para o lucro fácil das grandes empresas, e dizia que o novo Código Florestal era uma afronta à sobrevivência dos biomas brasileiros.
Aziz foi um dos maiores especialistas brasileiro em geografia física, e referência em assuntos relacionados ao meio ambiente e impactos ambientais decorrentes das atividades humanas. Foi referência da geografia no mundotodo.
O professor Aziz era um caso raro de casamento entre cientista e ser humanista. Apesar da sua idade avançada continuava bastante ativo e polêmico. Como já citado, sendo contrário ao alarmismo do aquecimento global e sobre o novo Código Florestal.

Ab’saber desenvolveu centenas de pesquisas e tratados de relevância internacional nas áreas da ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia,geologia, arqueologia e geografia.
Estudioso e crítico da realidade, atentou aos estudos sobre impactos e mudanças climáticas globais e às notícias sobre a Cúpula do Clima (COP-15) em Copenhague, Dinamarca. Aziz ratificava a tese de que o planeta está mesmo aquecendo, mas não acreditava que as medidas apresentadas na conferência pudessem impedir esse processo. Ele afirmava que os “cientistasterroristas” nâo consideram os movimentos periódicos do clima ou as variações climáticas ao longo da história da Terra.
Sobre as consequências catastróficas prenunciadas pela maioria dos cientistas, ele também fez inúmeras ressalvas. Para ele, o aquecimento não causará a disertificação das florestas tropicais, ao contrário, a tendência no caso da Mata Atlântica e da Amazônia, é que elas cresçam....
tracking img