Biografia de augute comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Augute Comte
Isadore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu dia 19 de Janeiro de 1798 na cidade de Montpellier, no sul da França .
Aos seus 16 anos,ingressou na Escola Politécnica de Paris.
De 1817 a 1824 foi secretario do conde Henri de Saint Simon ,expoente do Socialismo Utópico, mas em 1824 rompeu com ele ao discordarde sua ideias sobre relações entre a Ciência e a Reorganização da Sociedade.
Em 1825, com 27 anos se casa com Carolina Massin que não se adaptou ao seu modo de vida edevido ao desrespeito desta mulher teve uma crise nervosa em 1828,com 30 anos. Assim sendo obrigado a interromper as aulas que começara a ministrar as celebridades da época epara a sua reabilitação sua mãe foi a Paris. Já bem de saúde, de 1830 a 1842 escreveu o seu curso de Filosofia Positiva, em seis volumes.
Começou a ser ajudado poradministradores ao perder o emprego em 1842 de examinador à Escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa.
Carolina (sua mulher) o abandona, porém elepassou a lhe dar uma pensão. No fim do ano de 1844,com 46 anos ele conhece Clotilde de Vaux onde começa um amor platônico, assim ganhando mais criatividade ,criando a MoralTeórica e a Moral Pratica. Influenciado pela mesma se aproxima do catolicismo mas a amizade com os padres não significou uma volta a Teologia, por isso não se consideratotalmente positivista. Dois anos após apaixonar-se Clotilde vem a falecer ,morte causada por tuberculose.
Em 1851 a 1854, ele escreve o Sistema de Política Positiva em quatrovolumes, que é primeiro trabalho de Sociologia e postula a separação Espiritual e Temporal.
Vem a falecer em 5 de setembro de 1857 em Paris, possivelmente de câncer.
tracking img