Biografia de aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA DE ARISTÓTELES

Aristóteles foi um filósofo Grego, aluno de Platão e professor de Alexandre O Grande. Ele era considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador dopensamento lógico. Foi quem sistematizou e definiu a lógica como a conhecemos, constituindo-a como uma ciência autônoma que se dedica aos estudos dos atos do pensamento.
Para a ele, a Lógica é uminstrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, que significa ligação, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente paraque haja uma conclusão necessária. O silogismo é dedutivo, parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras aspremissas, a conclusão, logicamente, também será.
Aristóteles contribuiu em várias áreas do conhecimento humano: história natural, biologia, ética, física, psicologia, poesia, retórica, zoologia, lógica,política, biologia.
Com aproximadamente 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Começou estudar na Academia Platônica, onde havia a preferência à ciência(episteme) como fundamento da realidade, onde permaneceu 20 anos, até que morreu Platão.
Fundou em Atenas a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais, cujos alunos da mesma ficaramconhecidos como peripatéticos (os que passeiam), nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o Liceu.
Aristóteles defendia a existência de umúnico mundo: este em que vivemos. O que está além de nossa experiência sensível não pode ser nada para nós.
Os sentimentos antimacedônios dos atenienses voltaram-se contra ele que, sentindo-seameaçado, deixou Atenas afirmando não permitir que a cidade cometesse um segundo crime contra a filosofia (alusão ao julgamento de Sócrates).
Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações...
tracking img