Biografia de alessandro volta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Alessandro Giuseppe Antônio Anastásio Volta

Alessandro Giuseppe Antônio Anastásio Volta nasceu em 18 de fevereiro de 1745, na pequena cidade de Como, próxima de Milão, na Itália. Era o sexto dos sete filhos do Conde Fi-lippo Volta e da Condessa Maria Mada¬lena. Em sua infância, o garoto não mostrou ser um menino prodígio, começou a falar apenas aos quatro anos de idade e suafamília estava convencida de que ele possuía problemas mentais. Entretanto, aos sete anos, quando do falecimento de seu pai, alcançava o nível de perspicácia para crianças de sua idade. Mas nos anos de silêncio, sua mente não per¬deu tempo.

Bem cedo o jovem Alessandro revelou uma indomável vocação pa¬ra os estudos das ciências naturais, a ponto de utilizar qualquer papel que lhe viesse às mãos parafazer um registro de suas observações — levadas a efeito, às vezes, em lugares perigosos (aos doze anos pensou ter descoberto um filão de ouro num rio e, para seguí-lo, quase se afogou). A partir de então, Alessando começou a progredir intelectualmente.

Em 1751, com seis anos de idade foi encaminhado, para passar a in-fância numa localidade próxima, Bruna-te, entre pessoas de pouca cultura,para a escola jesuítica, pois era de interesse familiar que seguisse carreira eclesiástica.
Estudou boa parte de sua vida no colégio dos jesuítas, porém, em 1759, com quatorze anos decidiu estudar física,.

Apesar de seu tio o incentivar a estudar Direito, ele estava decido a estudar Física, e aos 16 anos, abandonou a escola para estudar por conta própria, apenas com a assistência de umcônego. Esse cônego e amigo de Volta foi Gattoni, que além de lhe ensinar os princípios básicos de Física, também lhe forneceu alguns aparelhos necessários para suas experimentações. E, incrivelmente, Volta aprendeu sozinho Física, Matemática, Latim, Francês, Alemão e Inglês. De vi attractiva ignis electrici ac phaenomenis inde pendentibus foi seu primeiro livro científico.

Com dezoito anos, Voltamarca sua primeira presença: escreve uma carta ao físico G. A. Noilet, na qual exprime sua con¬vicção de que os fenómenos elétricos po¬diam ser atribuídos a forças de atração de tipo semelhante àquelas gravitacionais, já descritas por Newton.

Alessandro Volta ficou fascinado com as máquinas, equipamentos e pelos fenômenos da eletricidade que conhecia. Em 1774, foi apontado como professor deFísica na High School. Mesmo não possuindo um diploma ou não tendo defendido uma tese, Alessandro Volta conseguiu com a ajuda do governador da Lombardia austríaca, Carlo di Firmian, um emprego como professor. Com o tempo ele passou de professor substituto a professor regente. Além disso, também conseguiu a cátedra de professor de Física Experimental nas escolas de Como.
Em 1775, Volta inventa oeletróforo (aparelho com seu nome, atualmente), que promove a eletrização de condutores e possibilita obter altas tensões aprovei¬tando o princípio de funcionamento do condensador, ou seja, o fenómeno de indução eletrostática. Para garantir a prioridade, comunicou a invenção a Pries-tiey. Na época era uma necessidade tor¬nar conhecidos os resultados dos pró¬prios estudos a alguém importante efa-moso, pois ainda não existia o serviço de publicações, com que hoje conta um pesquisador. Uma carta a um cientista significava, assegurar a prioridade de uma descoberta e receber críticas e co¬mentários úteis para levar avante pes¬quisas posteriores.

Em 1776, anuncia a invenção do eudiômetro (que ainda hoje é lembra-do com seu nome), um aparelho que por meio de uma centelha elétrica causava areação entre dois compostos gasosos. Volta usou esse aparelho para confirmar as leis das proporções definidas de Proust e as dos gases, incluindo a lei da dilatação dos gases submetidos a aquecimento, que foi uma lei que ele próprio determinou, juntamente com Gay-Lussac. Hoje, tal aparelho é encontrado nos laborató¬rios das escolas para demonstrar a lei com que se unem hidrogénio e oxigénio...
tracking img