Biofisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Biofísica da Audição.”



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3
3.CONCLUSÃO..............................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO
Grande parte das informações que o ser humano recebe é transmitida por ondas sonoras. Elas normalmente provêm do ambiente que nos cerca e são originadas em diversas fontes sonoras. O sistema auditivo dos animais permite a captação dessas ondas e o reconhecimento do som, contudo de informações que possuem. Além de participar da audição, oaparelho auditivo humano também está relacionado com o equilíbrio do corpo (GARCIA, 2002).
Heneine (2008) descreve que o som captado nada mais é que a propagação de energia mecânica em meio material, sob a forma de movimento ondulatório, com pulso longitudinal. É um fenômeno do Campo Gravitacional. Os seres vivos captam e emitem sons, desde insetos até os humanos, o som é um precioso agente deinformação e comunicação. O ouvido humano é especialmente diferenciado para receber sons. Visualizar imagem abaixo.

(JACOB, 1990)

Imagem 1: Esquematização das ondas sonoras no ouvido.

2. DESENVOLVIMENTO
O som se propaga em função das propriedades do meio transmissor. De um modo aproximado, a velocidade é diretamente proporcional à temperatura, e inversamente proporcional ao módulo deelasticidade do meio (HENEINE, 2008).
Segundo Guyton e Hall (2006), Devido às extremas mudanças de intensidades sonoras que a orelha pode detectar e discriminar, as intensidades sonoras são expressas em decibéis.
Outra razão para se usar o sistema de decibéis para representar alterações de intensidade é que, na faixa horizontal habitual de intensidades sonoras para comunicação o aparelho auditivomal pode distinguir uma alteração de aproximadamente um decibel de intensidade sonora (GUYTON & HALL, 2006).
Dúran (2006) cita que as frequências audíveis estão no intervalo de 20 Hz a 20 kHz, aproximadamente. A sensibilidade do ouvido varia muito com a frequência da onda sonora, criando-se, assim, um campo de audibilidade.
De acordo com R. Larosa (2012), a orelha tem duas funções: uma decaptar os estímulos sonoros e a outra relacionada ao equilíbrio do nosso corpo. Por conseguinte, Lossow (1990) concorda que, quando o som é produzido, a atmosfera é perturbada por ondas sonoras irradiando-se a partir da fonte. As ondas sonoras produzem no tímpano vibrações na mesma frequência da fonte criadora do som e as vibrações sonoras são levadas da membrana timpânica para a orelha interna, afim de serem transformadas em impulsos nervosos. Sendo ela composta de três partes: a orelha externa, orelha interna e orelha média.
Conforme Dangelo e Fattini (2011), a orelha externa é composta pelo meato acústico externo, canal que se estende até a membrana timpânica, onde as ondas sonoras captadas pela concha da orelha, que sequem pelo meato acústico externo indo até a membrana timpânica,lamina conjuntiva flexível situada entre a orelha externa e a orelha média. Visualizar imagem abaixo.

(NETTER, 2011)
Imagem 2: Visão do corte frontal do ouvido.

Já Gardner et al (2010) discorre sobre o funcionamento da orelha média e diz que este não está bem esclarecido. A membrana do tímpano, que fecha a cavidade timpânica cheia de ar, é colocada em movimento por ondas sonoras que se chocamcontra ela, essas vibrações são convertidas em movimento intensificados do estribo por meio de uma ação do tipo alavanca dos ossículos do ouvido. A cadeia de ossículos atua como um transformador mecânico e transmite o sinal para a janela do vestíbulo. As vibrações sonoras são então transmitidas para a orelha interna pelos ossículos do ouvido e janela do vestíbulo, pelo ar, na cavidade...
tracking img