Biofisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A respeito da contração muscular, é correto afirmar que:


I) O sistema muscular é composto por fibras musculares, capazes de reduzir sua dimensão longitudinal com diferentes velocidades e forças.Juntas, em paralelo, essas fibras longitudinais formam o mecanismo de “tração”, com o objetivo de realizar deslocamento.



II) O controle de força de um músculo não está relacionado com afrequência de potenciais de ação. Assim, mesmo com uma baixa frequência de disparo (que ocorre durante o repouso muscular) e estando relaxado, o músculo mantém um pequeno tônus muscular.



III) Quandoaumentamos a frequência de potenciais de ação, o tônus e a força muscular também aumentam, até ocorrer o trabalho muscular. Assim, a relação é direta entre frequência de potencial de ação e forçamuscular.

De acordo com as afirmativas acima, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.


a. as afirmativas I, II e III estão corretas.

b. apenas a afirmativa III está correta.c. apenas a afirmativa I está correta.


d. odas as afirmativas são incorretas.

e. as afirmativas I e III estão corretas.


O comprimento de uma célula muscular, a velocidade com aqual ela se encurta e a força ou tensão dentro do músculo são parâmetros independentes que caracterizam o estado mecânico da célula. Assim:

I) As contrações isométricas (ou de mesmo comprimento) sãoaumentos de força gerados por um músculo que não pode mudar seu comprimento e tem velocidade de contração zero.

II) Já as contrações isotônicas (de mesma tensão) são encurtamentos do músculo contrauma carga constante, com velocidade constante, havendo uma relação entre a força produzida e a velocidade de contração.

Olhando para as figuras abaixo, enumere com I a contração isométrica e com IIa contração isotônica:


FONTE: MOURÂO JÚNIOR, C. A.; ABRAMOV, D. M. Fisiologia Essencial. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, p. 147.

Assinale a alternativa correta:

Escolher...