Biofisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biofísica da Circulação Sanguínea O sistema circulatório tem função de comunicador entre a matéria e a energia em diversos compartimentos biológicos. O conjunto que realiza essas funções se compõe de: coração, vasos sanguíneo, sangue e o sistema de controle. Nesse contexto, o coração é uma bomba pouco aspirante e muito premente; os vasos sanguíneos formam uma rede continua unido pelo coração, osangue é um fluido com partes células e parte liquida o sistema de controle, autônomo, mas ligado ao sistema nervoso central. O aparelho circulatório funciona conforme a seguinte série de eventos: no primeiro estágio é o metabolismo molecular das células que marca passos atriais, que dispara um potencial de ação que se propaga em dois através dos feixes nervosos do coração. Diante disso, adespolarização do potencial de ação é seguida de contração muscular em três que ejeta o sangue no sistema de vasos em quatro. Nesse contexto, esse círculo se repete espontaneamente.

O Campo Eletromagnético e a Circulação O potencial e ação cardíaca podem ser registrados em várias partes do corpo. O registro da atividade cardíaca é conhecido como eletrocardiograma. O aparelho registrador chama-seeletrocardiográfico. Diante disso, os princípios da biofísica prevalecem na tomada do eletrocardiograma. Em todo dipolo a energia se distribui em linhas isopotenciais; nessas linhas em qualquer ponto, o potencial é o mesmo. Eletrocardiograma humano Existem três formas principais para e registrar: 1º modo: É o método clássico de Einthoven consistem em ligar os eletródios às partes do corpo do ser humano.A perna direita é usada como terra, para evitar a indução de campos eletromagnéticos externos. O modo de registro é tipicamente bipolar, ou seja, cada eletródio resista separadamente os potenciais locais, que são imediatamente somados algebricamente. 2º modo: Método unipolar de Wilson o eletródio de referência é ligado a um terminal central cujo potencial é próximo de zero, considera-se zero.Nesse modo, três pontos do corpo são ligados entre si através de resistências altas em torno de 5000 Ω. Esses potenciais são colocados em diversas partes do tórax. 3º modo: Registro unipolar aumentado Goldberg sugeriu que a central terminal T fosse obtida com apenas duas resistências, cancelando-se a resistência correspondente ao membro a ser medido. O Traçado Básico do ECG O traçado representadiferença de potencial, em mV, lançada em função do tempo, em segundos.

O Eixo Elétrico do Coração ou Vetor Cardíaco Representa a resultante das várias ondas de despolarização do sincício miocárdico, especialmente da massa ventricular. Usam-se dois métodos para sua determinação: 1º método: triangulo de Einthoven baseia-se na idéia de que o coração está colocado no centro de m triângulo eqüilátero,e seu vetor se projetam no plano compreendido pelo triângulo. 2º método: das derivações clássicas e unipolares o princípio é estatístico, e baseia-se na distribuição de seus vetores. Esse método se simplifica quando, ao se fazer o traçado, nota-se eu uma derivação qualquer possui pulsos isodifásicos, isto é, com amplitude negativa igual à positiva. Nesse caso o eixo elétrico é perpendicular aderivação isodifásica. Descrição Sumária do Sistema Circulatório A circulação sanguínea é um sistema fechado, com o volume circulatório em regime estacionário. Propriedades de um Fluxo em Regime Estacionário No estado estacionário o fluido que entra é igual ao que sai. Fluxo é a quantidade liquida que passa é a mesma nos três segmentos (F=f1=f2=f3). Energética a velocidade de circulação diminui medidaque o diâmetro aumenta isto é a energia cinética diminui (v1>v2>v3). A pressão lateral aumenta por que a soma de Ep+Ec é aproximadamente constante e a energia potencial cresce à custa da energia cinética Equação do Fluxo em RE A equação do fluxo é a mesma de qualquer outro condutor: f=v×A isto é o fluxo é igual ao produto da velocidade de circulação pela área do tubo. Fluxo Estacionário em...
tracking img