Biofisica da circulção sanguinea

430 palavras 2 páginas
circulação pulmonar

A circulação pulmonar, também designada pequena circulação, é um doscircuitos que integram a circulação sanguínea dupla e estabelece-se entre ocoração e os pulmões.
Neste circuito, o sangue venoso sai do coração para os pulmões, é oxigenado eregressa, como sangue arterial, ao coração.
Nos mamíferos e aves, a circulação pulmonar inicia-se no ventrículo direito.Quando o ventrículo direito contrai, o sangue venoso sai do coração, através daartéria pulmonar, dirigindo-se aos pulmões. Uma vez nos pulmões, o sanguevenoso é oxigenado, transformando-se em sangue arterial, e regressa, atravésdas veias pulmonares, ao coração, para a aurícula esquerda, terminando ocircuito pulmonar.
[pic]

Como referenciar este artigo: circulação pulmonar. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-05-27].
Disponível na www: .

O sistema venoso é formado por veias, responsáveis em trazer o sangue pobre em oxigênio até o coração, através de um fluxo sanguíneo, e transportar o sangue rico em oxigênio dos pulmões para o coração através da veias pulmonares. Esse sistema é dividido em duas partes: sistema venoso periférico e sistema venoso abdominal.

Sistema Venoso Periférico

O sistema venoso periférico é composto pela maioria das veias do organismo, ele tem a função de irrigar todos os tecidos. Essas veias originam-se da fusão de vênulas, que vão ficando cada vez mais calibrosas, e segue até o átrio direito do coração, levando até ele o sangue pobre em oxigênio. De lá, o fluxo sanguíneo segue para o ventrículo direito e depois para os pulmões, pelas artérias pulmonares, o sangue enviado do átrio direito para o ventrículo direito não consegue retornar pois entre eles há uma válvula chamada tricúspide que impede esse retorno. Este circuito percorrido pelo sangue é conhecido como pequena circulação ou circulação pulmonar.
[pic]
Esquema de Sistema Venoso (arte: Marcelo Oliveira)
O coração recebe esse sangue diretamente de

Relacionados