Bioetatistica

1812 palavras 8 páginas
1.Trabalho Prático
Medidas e Erros

1.1 Introdução

O processo científico é iniciado com observações, embora estas sejam algumas vezes acidentais, são normalmente realizadas sob condições rigorosamente controladas no laboratório. As observações podem ser qualitativas (pode-se observar, por exemplo, que a cor da oxidação do ferro é simplesmente marrom avermelhada) ou quantitativas (pode-se observar qual a massa obtida de um produto numa reação).
Nenhuma ciência pode progredir muito sem se valer de observações quantitativas; isto significa que devemos fazer medidas. Um processo de medida envolve, geralmente, a leitura de números em algum instrumento; em conseqüência, tem-se quase sempre alguma limitação no número de dígitos que expressam um determinado valor experimentalmente.
Cada medida, não importando o grau de cuidado com qual ela é feita, está sujeita a erro experimental. A magnitude desse erro pode ser expressa, de um modo simples, usando-se algarismos significativos.

1.2 Grandeza química
Uma grandeza sempre pode ser considerada um produto de um valor numérico com uma unidade:
Grandeza química = número x unidade
Exemplos: A massa m de um corpo é m=25,3 g, o volume de um balão volumétrico é 50 mL. Em química as principais grandezas são:

Tabela 1 – Grandezas básicas em Química
Grandeza básica
Unidade (SI)
Comprimento
m
Massa
kg
Volume
L
Quantidade de substância
Mol

1.3 Algarismos significativos e suas incertezas
Cada medida que realizamos envolve um certo grau de incerteza ou erro. A dimensão desse erro dependerá da natureza e da grandeza da medida, do tipo de instrumento de medida e da nossa habilidade para usá-lo.
Para cada medida efetuada devemos indicar o grau de incerteza associado. Esta informação é vital para quem queira repetir um experimento ou julgar sua precisão.
O método pelo qual é indicado a precisão de uma medida, é descrito em termos de algarismos significativos. Necessitamos conhecer quantos algarismos foram

Relacionados

  • bioetatistica
    575 palavras | 3 páginas