Bioestudos

1470 palavras 6 páginas
ENSAIO
O QUE ENSINAR E COMO ENSINAR: A DIVERSIDADE E A SUBJETIVIDADE DOS ESTUDANTES EM FOCO.

INTRODUÇÃO

Acreditamos que a maioria dos professores tem como principal objetivo de seu trabalho, conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Por mais limitações que um professor possa ter (falta de tempo para preparar aulas, falta de material, insuficiência domínio da matéria e dos métodos de ensino, desânimo por causa da desvalorização profissional, etc.), quando um professor entra na sua classe, ele tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom ensino. Apesar disso, saberá ele fazer um bom ensino, de modo que todos os alunos aprendam melhor? O papel do ensino é possibilitar que o aluno desenvolva suas próprias capacidades para que ele mesmo realize as tarefas de aprendizagem e chegue a um resultado.
Partindo do Filme Taare Zameen Par “Como estrelas na terra/ Somos todos diferentes” (2007), que conta a história de um menino dislexo e todo o seu drama de vida por ter a incapacidade de compreensão do que lê, podemos perceber o real trabalho de um professor, ajudar a desvendar e compreender as diversas e individuais habilidades de cada aluno.
Sendo assim o ensaio segue sobre o tema “O que ensinar e como ensinar: A diversidade e a subjetividade dos estudantes em foco” que nos leva a analisar o que os professores de hoje em dia estão fazendo dentro e fora de classe, será que é o bastante, será que é o suficiente?

DESENVOLVIMENTO O Sócio-construtivismo propõe construir o conhecimento baseando-se nas relações dos alunos com a realidade, valorizando e aprofundando o que a criança já sabe. O conhecimento e a inteligência vão se desenvolvendo passo a passo, num processo de construção que é tão importante quanto o próprio conhecimento. Na perspectiva sócio-construtivista, o objetivo do ensino é o desenvolvimento das capacidades intelectuais e da

Relacionados