Biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.uniara.com.br/noticias/?n=35473

Resíduos de medicamentos descartados incorretamente causam impactos no meio ambiente
Publicado em: 27/02/2013
Depois de um tempo que o remédio estáguardado e é preciso usá-lo, a pessoa descobre que ele está vencido. Qualquer pessoa, normalmente, jogaria o medicamento com a data de validade expirada em um lixo convencional, porém esse não é ométodo ideal. O docente do curso de Farmácia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Leonardo Gorla Nogueira, fala sobre os possíveis problemas que o descarte irregular de medicamentos pode causarao meio ambiente e à saúde da população.
De acordo com ele, jogar remédios no lixo sem qualquer precaução, “além de oferecer a possibilidade de outras pessoas utilizarem esses compostos, o que éperigoso no caso de medicamentos controlados, os resíduos podem contaminar o lençol freático”.
O docente conta que algumas pessoas tem o hábito de dissolver os medicamentos e jogá-los na pia. “Esse atocontamina a água de consumo e o sistema de tratamento de esgoto não é capaz de eliminar todas as substâncias químicas presentes”, aponta.
Nogueira afirma que os poluentes mais perigosos são remédiosque contêm antibióticos, que geram bactérias super-resistentes, e hormônios, que podem causar diversas alterações endócrinas em animais e seres humanos. “Essas substâncias podem entrar na cadeiaalimentar e as consequências são imprevisíveis”, completa.
Segundo ele, a maioria dos compostos químicos provenientes de fármacos, chega até o meio ambiente por meio do próprio consumidor. “Algumassubstâncias permanecem na urina e nas fezes do usuário, porém a quantidade de componentes é menor e muitas vezes modificada pelo corpo humano”, explica.
O professor aponta que o maior problema encontra-se noscomprimidos e soluções que são indevidamente descartados no lixo comum ou no sistema de esgoto. “Quando o medicamento é despejado no vaso sanitário, ele pode percorrer dois caminhos: ou vai para...
tracking img