Biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

Amadeu Pinho, Joana Vasques, Domingues Alves, Filipe Pacheco & António Magalhães
3º Ano Engenharia do Ambiente, Universidade Fernando Pessoa, Praça 9 de Abril, 349, 4200, Porto, Portugal


INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS


O Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) foi criado pelo decreto nº187/71 de 8 de Maio. Trata-se da primeira áreaprotegida do nosso país, sendo também o único a possuir o estatuto de Parque Nacional. O PNPG foi reconhecido pela União Internacional para a Conservação da Natureza, que entendeu que o conteúdo natural e cultural do Parque assumia um valor notável. Localiza-se no norte de Portugal nas províncias do Minho e Trás-os-Montes e é confinado pelos meridianos 8º25’W e 7º53’W e pelos paralelos 41º41’N e42º05’N (Fig.1). A área de 72000 ha ocupada pelo Parque está distribuída por 5 concelhos: Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca do distrito de Viana do Castelo, Terras do Bouro do distrito de Braga e Montalegre do distrito de Vila Real. O PNPG engloba também o o prolongamento da cadeia de Montes Cantábricos. O território do Parque encontra-se inserido na transição da região Eurosiberiana eMediterrânica. É assim influenciado por vários tipos de clima: atlântico, mediterrânico e continental. Na região, devido às diversas condições geradas pelas variações de altitude e topografia, surgem diversos microclimas. Estes traduzem-se na variedade de comunidades vegetais presentes no PNPG.



Fig 1 -Localização do PNPG

Este trabalho tem como objectivos caracterizar o PNPG, relativamenteaos seus biótopos mais característicos, à sua fauna e flora, determinar a sua importância ecológica, descrever a sua gestão e actividades permitidas e identificar os seus problemas ambientais.


MÉTODOS


Devido à natureza dos objectivos deste trabalho, a sua realização baseou-se principalmente em consulta bibliográfica, quer junto da sede do Parque que disponibilizou o acesso à suabiblioteca, quer nas demais instituições que de alguma forma estão relacionadas com o PNPG, como por exemplo o ICN,e que possibilitaram a referida recolha, seja através de documentação escrita ou via internet.


RESULTADOS E DISCUSSÃO


Flora

Sendo um prolongamento da cadeia montanhosa Cantábrica(a maior cadeia montanhosa da Península, excepto os Pirinéus), o esboço orográfico das serrasdo Parque Nacional é pleno em desenvolvimento, conferindo uma riquíssima diversidade de relevo, com variações bruscas de altitude, vales muito encaixados, assim como alguns planaltos de maiores ou menores dimensões, a variadíssimas cotas. O maior acontecimento orográfico do território nacional (que são as serras do Gerês) é ainda zona híbrida de confluência quer do clima atlântico, quer docontinental ou mediterrânico.


A área do PNPG situa-se na fronteira das regiões Eurosiberiana e Mediterrânica. Segundo Rivas-Martínez (1987), em Portugal a região Eurosiberiana resume-se a uma pequena cunha que se inicia no Alto Minho e termina perto de Aveiro, enquanto que o resto do território se insere na região Mediterrânica. Assim, segundo o mesmo autor, a área em estudo enquadra-se na regiãoEurosiberiana, subregião Atlântico-Medioeuropeia, superprovíncia Atlântica, província Cantábro-Atlântica, subprovíncia Astur-Galaica, sector Galaico-Português e subsector Geresiano-Queixense. A região Eurosiberiana abrangida pelo parque é caracterizada por dois tipos de biótopos distintos, são eles os bosques de carvalho-alvarinho(Quercus robur), correlacionado com a influência climática ocidentale o bosque de carvalho negral(Quercus pyrenaica),associado ao clima ocidental. Esta divisão foi estipulada por estudos fitossociológicos datados de 1956 por Braun-Blanquet, Pinto da Silva & Rozeira, consagrada pela aliança Rusceto-Quercetum Roboris (caracterizada pela associação Rusco Aculeati-Querceto Roboris S.-bosque de carvalho alvarinho) e pela Quercion Robori-petreae(onde a associação...
tracking img