Biodiversidade e seus significadoss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 9
BIODIVERSIDADE E SEUS SIGNIFICADOS
Adriana Rosa Carvalho | Ronaldo Angelini


1) Utilize a Tabela 1 do capítulo 9 e comente sobre as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B (item sobre diversidade de espécies) e as vantagens biológicas que essa mata tem em relação à mata A.


TABELA 1

Área Tamanho
(hectares) Características biológicas mais relevantesNúmero de indivíduos Riqueza nº de esp.
A
30 ha Refúgio de uma população de mico –leão-da-cara-preta ( Leonthopithecus chrysopygus) 50 indivíduos de L. chrysopygus 1
B 30 ha Refúgio de uma população de arara vermelha (Ara chloroptera) e uma de arara Canindé (Ara ararauna) 100 indivíduos de Ara chloroptera e 100 indivíduos da Ara ararauna 2


Analisando a tabela, podemosobservar que as razões que determinam a maior diversidade na comunidade B está relacionado nos seguintes itens:
Primeiramente podemos citar que o número de espécies relacionadas são um dos fatores, pois na área B, constam 2 espécies que se reproduzem entre si e com o outros indivíduos do mesmo grupo. Sabendo que o grupo A é formado apenas por mico-leão ( 1 espécie) torna-se mais fácil a extinção, queo grupo da área B, pois as mesmas são formadas por dois grupos que se multiplicam entre si, sendo chamado assim de abundância populacional , onde quanto maior espécies no ambiente e quanto maior a variabilidade entre elas ,maiores são as chances de algumas espécies reagirem positivamente a intervenções no ambiente ou a doenças que são denominadas (diversidade genética).
Com relação àsvantagens biológicas que a mata apresenta, é que a mata B é mais fácil de ser encontrada e em maior quantidade do que a área A, pois a área B é um área de buritis sendo o mesmo de definição: Planta da família das Palmáceas encontrada numa extensa área que cobre praticamente todo o Brasil central e o sul da região amazônica.

A área que você definiu na questão 1 tem prioridade biológica para conservação?Sabendo que a Área B é formada por buritis e a mesma é encontrada em grande quantidade, podemos dizer que a mesma tem prioridade biológica para a conservação. Trata-se de um ecossistema que certamente possui mais de uma espécie de carnívoros, sendo assim haverá o controle predatório das diferentes populações de herbívoros mantendo a quantia de vegetais equilibrada. Assim a presença de maisde uma espécie explorando o mesmo recurso alimentar garante a manutenção e a conservação do ecossistema, conferindo-lhe maior estabilidade, pois se extinta uma espécie outra poderia tomar-lhe o lugar, desse modo aumentando de tamanho.


CAPÍTULO 10
ENERGIA E AMBIENTE
José Ricardo Penteado Falco

2) Utilizando os termos produtores, consumidores (1º, 2º, 3º, etc) e decompositores,descreva uma cadeia alimentar contendo o ser humano em uma área de agropecuária.

Podemos citar uma cadeia alimentar em que em primeiro lugar vem o capim, sendo desse modo a planta que realiza a fotossíntese e se alimentam dos nutrientes do solo. Em segundo lugar, o gado que se alimenta do capim caracterizando os animais consumidores primários. Em terceiro lugar, tem o homem que se alimenta do gadosendo considerado consumidor secundário ou terciário denominados animais carnívoros. O momento da decomposição, se dá a partir do momento que as fezes desses animais são lançadas ao solo, entrando em ação os fungos e bactérias que irão se alimentar da matéria em decomposição.

3) Quais etapas devem ocorrer para podermos obter a energia contida no alimento?

A forma energética mais utilizadapelos seres vivos é o ATP (adenosina trifosfato), ou seja, a energia contida nas moléculas orgânicas deverá ser transferida para o ATP e aí sim ser utilizada pelo ser. A quebra da ATP libera energia para os processos celulares que necessitam de energia. Para a extração da energia os carboidratos são metabolizados através da glicose (citoplasma) e do ciclo de Krebs (mitocôndrias). As gorduras...
tracking img