Biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O biodiesel é um combustível de fonte renovável, que misturado ao diesel pode ser utilizado como fonte energética para automóveis. Para a produção desse combustível são utilizados processos como transestericação, hidroesterificação, craqueamento térmico, transesterificação supercrítica, transesterificação enzimática e esterificação de borras ácidas.
A matéria prima utilizadanesses processos pode ser óleos vegetais, gorduras animais ou óleos residuais de frituras. A matéria prima é extraída e misturada com álcool (metanol) e depois essa mistura é estimulada por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Após o produto (biodiesel e glicerina) ser obtido, ele é separado e logo após filtrado.

2 PRODUÇÃO DOBIODIESEL

O biodiesel é formado por ésteres monoalquílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivados de lipídios naturais. É um combustível de fonte renovável, obtido através dos métodos de craqueamento, transesterificação ou esterificação de óleos vegetais. Esses óleos podem ser: óleo de girasol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.

2.1 Matéria prima

Toda substânciaque possui triglicerídeos em sua composição pode ser usada na produção de biodiesel. Pode-se encontrar os triglicerídeos em óleos vegetais e gorduras animais ou até mesmo em óleos residuais. Outra fonte para a produção do biodiesel são os ácidos graxos.

2.1.1 Oléos e gorduras vegetais

Como o Brasil apresenta clima tropical e subtropical, pode-se dizer que é favorecido por uma grande variedadede matérias primas para a extração de óleo vegetal tais como baga de mamona, polpa de dendê, amêndoa de coco de babaçu, semente de girassol, caroço de algodão e outros vegetais em forma de sementes, polpas ou amêndoas.

2.1.2 Óleos e gorduras de animais

As gorduras animais são sebo bovino, óleo de peixes, óleo de mocotó, banha de porco, gordura de galinha, entre outras matérias graxas deorigem animal. São obtidas em curtumes, frigoríficos e abatedouros de animais de médio e grande porte.

2.1.3 Óleos residuais de fritura

São o resultado do processamento de alimentos em cozinhas industriais, comercias e domesticas, lanchonetes e indústrias que processam frituras de produtos alimentícios.
2.2 Processos de obtenção do biodiesel

Entre os processos de produção do biodiesel jácitados, o mais comum é a transesterificação, utilizando catalisadores homogênios. Recentemente vem sendo usado também o processo de hidroesterificação, que permite utilizar qualquer matéria prima (óleos e gorduras vegetais e animais e óleos e graxas residuais) independente da acidez e da umidade.

2.2.1 Transesterificação

A produção do biodiesel através da transesterificação (Figura 1)possui etapas de preparação da matéria prima, reação, separação de fases, recuperação e desidratação do álcool, e purificação dos ésteres e da glicerina.

FIGURA 1: produção do biodiesel através da transesterificação.
Na reação de transesterificação (Figura 2) o triglicerídeo reage com um álcool simples (metanol ou etanol), formando ésteres (metílico ou etílico), que constituem o biodiesel, eglicerol.

FIGURA 2: reação de transesterificação.

É adicionado álcool em excesso com o objetivo de permitir a formação uma fase separada de glicerol e deslocar o equilíbrio para o rendimento máximo de biodiesel, devido a reação ter caráter reversível. As bases NaOH, KOH, carbonatos ou alcóxidos, ácidos HCl, H2SO4 e HSO3 - R ou enzimas podem catalisar essa reação. Ocorre de maneirarápida na presença de um catalisador alcalino do que na presença da mesma quantidade de catalisador ácido, observando maior rendimento e seletividade, além de apresentar menores problemas relacionados à corrosão dos equipamentos. Os catalisadores mais indicados são KOH e NaOH.
O produto da reação possui duas fases na qual a mais pesada é composta pela glicerina e a fase mais leve é o biodiesel....
tracking img