Bioclimatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
1.1Problemática
A Bioclimatologia é uma ciência multidisciplinar que procura relacionar o clima e sua distribuição na Terra com os seres vivos. Sua importância se deve ao fato de diversas atividades humanas - inclusive a Arquitetura - dependerem das condições climáticas do planeta.
Atualmente, a crise energética , o aumento do aquecimento global e a pressão da sociedade parapreservação do meio ambiente fez necessário o surgimento de uma arquitetura voltada para a sustentabilidade, com construções que consumam menos energia e ainda assim proporcionem conforto térmico, além de terem uma boa estética, a fim de se diminuir as consequências do aquecimento global, que podem ser catastróficas no mundo todo.
Nas regiões polares, por exemplo, a principal consequência observada éo degelo das calotas polares, o que levaria ao aumento do nível dos oceanos. Segundo pesquisadores americanos, o degelo observado nos últimos anos nas geleiras da Groenlândia pode desestabilizar massas glaciais e acelerar sua desintegração, afetando o ciclo da água no mundo todo.
Outra pesquisa realizada recentemente por cientistas da Finlândia e da Universidade de Oxford na região do Árticomostrou o que poderá acontecer futuramente com a região: a vegetação local (tundra) está se transformando em floresta, o que aceleraria o aquecimento da região e, por consequência, desequilibraria as relações entre os ecossistemas da Terra.
Outra consequência é a desertificação do solo, alteração do regime das chuvas, inundações e furacões, principalmente nos países tropicais, como o Brasil. SegundoHeitor Mattalo Junior (2001), o Brasil poderá sofrer reduções em seus reservatórios de água, perder inúmeras espécies animais e vegetais, ter as áreas litorâneas alagadas e aumentar o número de incidências de furacões. Outra preocupação é com o destino da Floresta Amazônica, que segundo estudos, poderia se transformar em uma savana. Isso traria problemas para a população local, além de tambémafetar no ciclo da água do país todo, prejudicando principalmente o setor energético, já que 70% da energia elétrica do Brasil vem das hidrelétricas.
O estado de Mato Grosso poderá sofrer muito com o aquecimento global, uma vez que sua principal atividade econômica é a agricultura. Segundo uma pesquisa realizada pela EMBRAPA – Empresa Brasileira de Agropecuária, em 2008, as perdas na agriculturapodem atingir 14 bilhões de reais em 2070, o que significa 40% das safras. Além disso, o solo poderá se desertificar muito mais rapidamente. A capital, Cuiabá, já sente os efeitos do aquecimento também. A cidade possui ilhas de calor, principalmente nos bairros da região centro-histórica, devido ao grande número de construções em ruas estreitas e quase sem vegetação, e no bairro do centro político eadministrativo (CPA), onde há muitas construções verticais e intenso tráfego de automóveis. Os meses de agosto à outubro são os piores, pois a baixa umidade associada à alta temperatura, que muitas vezes ultrapassa 45ºC, causa inúmeros problemas para a população, principalmente doenças respiratórias, além de elevar o consumo de eletricidade.
1.2 JUSTIFICATIVA
Arquitetos, urbanistas, engenheirose todo profissional ligado a àrea de construção civil devem ter em mente que assim como uma edificação produz um efeito no meio ambiente, o meio ambiente também produzirá um efeito sobre ela. O papel da Bioclimatologia na construção civil é de fazer com que esses efeitos recíprocos sejam o mais positivos possíveis. Vitrúvio, um arquiteto e engenheiro da Antiguidade, ao escrever a obra “DeArchitectura”, o primeiro tratado sobre Arquitetura e suas técnicas do mundo, já deixava bem claro que era fundamental que as edificações levassem em conta o clima do local em que seriam construídas.
Através de um estudo prévio das características climáticas da região onde se instalará a edificação é possível identificar as opções de materiais e desing mais adequadas ao projeto para que ele seja...
tracking img