Bio Tica Permite Uma Reflex O Cr Tica Sobre As Situa Es E Consequ Ncias Da Manipula O Humana No Referente Vida

470 palavras 2 páginas
Bioética permite uma reflexão crítica sobre as situações e consequências da manipulação humana no referente à vida, ela envolve as disciplinas como a ecologia, a antropologia, a biologia, a ética, a psicologia, a sociologia, educação, teologia, e o direito que também possui um discurso normativo pois, como toda ética, tenta orientar através de normas de conduta.Questiona, debate, analisa, esclarece e explica questões éticas, indica métodos de reflexão, destaca valores e princípios sobre determinados problemas específicos. Portanto a bioética esta ligada ao direito no âmbito ético e moral do ser humano, ao qual se encarrega de analisar a parte das condutas recentes, tais quais estão ligadas ao avanço da medicina, como a barriga de aluguel, bebe de proveta entre outras. Mas o direito não esta avançando tanto quanto os avanços da medicina, pois não há uma resposta satisfatória a essas questões de relevância no domínio bioético, mas se acaso surgir uma questão judicial referente a esse tema, como o juiz ira encontrar uma resolução?
A maior influencia da bioética no direito, no âmbito jurídico as que se destacam são direito constitucional, civil, e enfim o direito penal. Ao direito constitucional, as novas indagações, em decorrência das novas tecnologias, devem ser decididas, sobre a analise e baseadas nos princípios constitucionais de dignidade da pessoa humana, inviolabilidade do corpo humano e direito absoluto à vida, alguns casos a decisão se torna difícil , talvez pela aplicação de tantos princípios, entretanto na base da hermenêutica, o juiz deve portanto decidir o principio que mais prevalecera.
No direito civil comparado a bioética, é que vem surgindo varias questões tantas estas relacionadas a área do direito de família, necessitando assim de uma avaliação e reformulação em vários institutos no ramo jurídico. O exemplo, temos os casos relacionados às reproduções artificiais, vamos analisar um casal, se usarmos um ovulo da mãe e esperma de um de um

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas