Bio escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios da permacultura

“Trabalhe onde conta. Plante uma árvore onde irá sobreviver. Auxilie pessoas que queiram aprender.”
Bill Mollison

Os princípios da permacultura estão na aplicação criativa das origens básicas da natureza, integrando plantas, animais,construções, e pessoas num ambiente produtivo, com estética e harmonia. Os princípios da Permacultura oferecem um caminho para desenvolver a ética de cuidado com o planeta, com as pessoas e a partilha de recursos.
A Permacultura estabelece relações com a atividade agrícola, utilizando práticas tradicionais com práticas inovadoras. É a utilização de uma forma sistemática de pensar e conceber princípiosecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável. A Permacultura estabelece na nossa rotina diária, hábitos e costumes de vida simples e ecológicos, um estilo de cultura e de vida em integração direta e equilibrada com o meio ambiente.
Ao observar e trabalhar a naturezadescobrirá, com a permacultura, soluções extremamente convincentes. A relação das plantas com os animais, as pessoas e a terra, mostra como as necessidades de cada um podem ser supridas pelos produtos dos demais e vice-versa. A Permacultura tem como base de ação três grandes princípios: cuidado com a terra, cuidado com as pessoas e partilhar os excedentes.

Construir uma escola sustentávelTrabalhar um espaço físico com fatos palpáveis é essencial para que a sustentabilidade chegue até os alunos. O objetivo é experimentar uma ideia para conseguir compreendê-la e absorver e apreender o seu conceito. A importância do espaço físico da escola como um recurso educacional está crescer cada vez mais, logo torna-se importante promover alunos ativos e aliciar para a prática, melhorando aqualidade ambiental do espaço escolar. Hoje, a escola é um ponto de partida em que crianças, adultos e até a comunidade interagem e aprendem juntos.
O projeto Bio Escola é um laboratório de aprendizagem a céu aberto, que fornecerá componentes essenciais para sustentar a vida selvagem dentro da escola e trará oportunidades de experiência e aprendizagem para todas as idades.

“A autoestima e boaatitude em relação à escola melhoram quando os estudantes participam de experiências de aprendizagem com base no habitat” (Sheffield, 1992). A “Experiências de aprendizagem com base no habitat têm um impacto positivo na compreensão da criança sobre importantes conceitos científicos e suas técnicas investigativas, na mesma medida em que há uma significativa melhora na sua atitude em relação ao meioambiente.” (Skelly, 1997).
“Adolescentes que participam de atividades relacionadas com o habitat melhoram suas relações interpessoais em comparação com aqueles que não se envolvem. Estas atitudes positivas acompanham os adolescentes até a idade adulta.” (Bunn, 1986; Campbell et al., 1997; Skelly and Zajicek, 1998; Waliczek and Zajicek,1999).

Ter um sistema sustentável na escola ajuda a colocarem prática os conceitos aprendidos na teoria e torna a aprendizagem, literalmente, mais viva. Segundo os estudos (Aikenhead, 2006), quando uma pedagogia não inclui um processo de transformação do conteúdo abstrato para um conteúdo prático, a ciência continua fora do alcance para a maioria dos alunos.
Se o principal objetivo da educação ambiental é auxiliar os alunos a alcançar aecoalfabetização, então o objetivo da educação deve ser o desenvolvimento de habilidades que produzam esse conceito

Descrição do projeto

Como transformar a escola numa escola sustentável?

O projeto Bio Escola iniciar-se-á com um inquérito aos alunos, sobre o que estes pretendem fazer com os terrenos/jardins que a escola possuí. O questionário é essencial para o sucesso do projeto, visto encorajar para...
tracking img