Bilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Descreva as estruturas que formam o citoesqueleto.

filamentos intermediários, microtúbulos e filamentos de actina.

2- Quais são as funções dos microtúbulos?
Os microtúbulos são pequenas estruturas cilíndricas e ocas. São polimerizados a partir de um centríolo no centro do citoplasma celular. Além da função estrutural, os microtúbulos têm outras funções. Eles formam um substrato ondeproteínas motoras celulares podem interagir e assim, são usados no transporte intracelular. Uma notável estrutura envolvendo os microtubúlos é o fuso mitótico, usado por células eucariontes para organizar a divisão celular. Os microtúbulos também fazem parte dos flagelos das células eucarióticas.

3- Como a actina promove o movimento celular?

A actina é uma proteína que, em conjunto coma miosina e moléculas de ATP, gera movimentos celulares e musculares. A actina polimerizada forma os microfilamentos de actina importantes na composição do citoesqueleto.

4- De modo geral, quais são as funções dos filamentos intermediários?
A sua função principal é a de dar rigidez à célula. A função depende da composição e localização dos filamentos. As laminas nucleares, para além de daremrigidez ao núcleo, participam na regulação da transcrição. Outros membros, as queratinas, participam em algumas uniões celulares (desmossomas).
Irregularidades na expressão genética das proteínas dos filamentos intermédios causam fragilidade e distrofias celulares (como é o caso de certas cardiomiopatias).

5- Descreva as fases do ciclo celular.
Fase G1 é a primeira fase de crescimento. Fase G0 é um período em que a célula mantém a sua taxa metabólica, mas não cresce em tamanho, a não ser que receba sinais extracelulares. 
Fase S é a fase em que o DNA é replicado. 
Fase G2 é a segunda fase de crescimento, em preparação para a divisão celular. 
Fase M inclui a mitose e a citocinese, quando a célula se divide em duas células-filhas. 
==Regulação do ciclo celular== O ciclo celularpara em determinados pontos e só avança se determinadas condições se verificarem, tais como a presença de uma quantidade adequada de nutrientes ou quando a célula atinge determinadas dimensões. A regulação do ciclo celular é realizada por ciclinas e por quinases ciclino-dependentes.

Certas células, como os neurônios, param de se dividir quando o animal atinge o estado adulto, mantendo-sedurante o resto da vida do indivíduo na fase G0.

6-    Esquematize na forma de um gráfico a interfase.
6- Diferencie mitose e meiose?
Dica; Meiose lembre-se de meio! Assim a meiose é uma divisão celular onde o número de cromossomos (2n) é reduzido á metade até o final do processo (n). Na espécie humana é a divisão que forma as células de reprodução os gametas.
Mitose é a divisão celular queforma novas células (2n) mantendo o número de cromossomos(2n) da célula original, é a divisão que ocorre em todas as outras células do ser humano. Pode-se dizer também que a divisão mitótica é a somática e a meiótica é a gamética.

7- Como ocorre a síntese de proteínas?
A síntese de proteínas ocorre no citoplasma, e o DNA fica no núcleo. Para completar nossa compreensão sobre esta sínteseprecisamos responder às questões: como a informação do DNA é enviada do núcleo ao citoplasma. Como essa informação é "traduzida" na linguagem das proteínas (seqüência de aminoácidos)!
Dois processos respondem a estas questões: a transcrição e a tradução 

8- O que é modificação pós-traducional protéica?
Modificação pós-traducional, como o nome sugere, é a modificação química de uma cadeiaprotéica depois de sua tradução.

Uma cadeia protéica é uma longa seqüência de vinte possíveis aminoácidos. Esses vinte constituintes básicos oferecem um cardápio limitado de funções e constituições protéicas; para aumentar a variabilidade dessas características, a célula freqüentemente faz uso das modificações pós-traducionais.

Algumas dessas modificações estendem o conjunto de possíveis...
tracking img