Biblioteca de montaville

400 palavras 2 páginas
Slide 1 – Biblioteca Montarville, em Bucherville, Québec.
Slide 3 – Québec, para quem não sabe, é uma província do Canadá, que foi colonizada pelos franceses, por isto o idioma local é o francês. A cidade mais conhecida é Montreal.
A biblioteca é situada no centro urbano de Boucherville, uma pequena cidade com 40.000 habitantes.
Slide 5 - Em 2007 a cidade de Boucherville, no Québec, realizou um concurso para o projeto de ampliação da biblioteca Montarville. O vencedor do concurso foi o escritório Briere, Gilbert + Associes, de Montreal.
O projeto inclui uma expansão de 1470 m2, distribuído em três pavimentos, além de renovações no edifício original. O novo programa incluiu um átrio (sala espaçosa que dá acesso à outra de maior importância.), novo ‘hall’ de acesso, novos espaços para a biblioteca, áreas de balcões de empréstimo, sala audiovisual, sala de adolescentes, sala de leitura e etc.
Slide 7 - O projeto foi desenvolvido para manter uma relação com o entorno da biblioteca que consiste em uma área de florestas às margens de um parque natural. Em oposição ao edifício original, cuja geometria introvertida faz pouca relação com o ambiente social e natural em sua volta, os arquitetos procuraram apresentar um projeto aberto, livre de barreiras, ao entender que estes princípios estavam diretamente relacionados à função de um centro dedicado à descoberta e à abertura ao conhecimento e ao mundo.

O projeto de expansão procura se abrir para a reserva natural que existe em volta, estabelecendo novas conexões entre o edifício e o entorno. Nesse sentido, os dois elementos que se articulam à paisagem e tornam clara essa integração são espaços revestidos em madeira e abertos para a natureza e grandes espaços de circulação, que se apresentam como caminhos em toda a área do projeto.

Slide 9 - Buscando tirar vantagem da topografia do lugar e da proximidade das árvores, uma grande parede de vidro permite relação direta entre o espaço interior e a mata existente.

Relacionados