Bibliometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOMETRIA

1 – SEUS FUNDAMENTOS

Bibliometria é um conjunto de leis e princípios empíricos que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da Ciência da Informação que surgiu no início do século XX devido à necessidade de estudar e avaliar as atividades de produção e comunicação científica, desta forma entende-se por bibliometria, como uma “técnica quantitativa e estatística demedição dos índices de produção e disseminação do conhecimento científico”.

A sua fundamentação foi baseada no conceito de MACIAS-CHAPULA (1998), no qual argumenta que a bibliometria oportuniza os investigadores conhecerem produções acadêmicas sobre um determinado assunto ou área. O mesmo também sinaliza que a bibliometria se caracteriza como uma pesquisa sobre a propagação e a utilização dos estudosfeitos e publicados.

O termo statistical bibliography – hoje Bibliometria – teve seu inicio em 1922 sendo utilizada pela primeira vez por E. Wyndham Hulme, no qual antecedendo à data a que se atribui a formação da área de Ciência da Informação, com a conotação de esclarecimento dos processos científicos e tecnológicos, por meio da contagem de documentos. Após Hulme, pressupõe-se que o termostatistical bibliography foi ignorado por 22 anos, até ser usado por Gosnell, em 1944, em um artigo sobre obsolescência da literatura.

Então em 1962, o termo statistical bibliography foi mencionado pela terceira vez, por L. M. Raisig, em um estudo sobre análise de citações, intitulado Statistical bibliography in health sciences. Porem ainda existia um consenso entre autores dedicados ao assunto, deque o termo statistical bibliography não era de todo satisfatório, o que se verificava inclusive pelo seu escasso emprego na literatura. Assim, o termo Bibliometria é sugerido para denominar a área em questão, que é definido segundo Pritchard (1969), como: “bibliometria são todos os estudos que tentam quantificar os processos de comunicação escrita”. Este termo definido e utilizado por Pritchard éao mesmo tempo objetivo e amplo, pois em poucas palavras elucida a essência dos estudos bibliométricos.

Diz-se que bibliometria possui duas preocupações desde sua origem. Umas delas é analisar a produção científica, enquanto a segunda é buscar benefícios práticos e imediatos para as bibliotecas.

Ainda podemos destacar de uma forma breve e objetiva que os estudos bibliométricos são maiscomplexos do que apenas um levantamento estatístico puro e simples, ampliando-se para análises mais complexas e também diversificadas, tornando-se uma ferramenta de grande utilidade para a ciência da informação.

2 – COMO SE FAZ
Uma pesquisa bibliometrica consiste em ler um repertorio variado de artigos, trabalhos e ou livros fazer uma analise descritiva e quantificar os dados do assunto em estudo.Dentre algumas possibilidades de aplicação do uso da bibliometria podemos destacar:
Pode-se Identificar tendências e crescimento do conhecimento em uma determinada disciplina.
Estudar dispersão e obsolescências dos campos científicos.
Medir o impacto das publicações e dos serviços de disseminação da informação.
Estimar a cobertura das revistas científicas.
Identificar autores e instituições maisprodutivos.
Identificar as revistas do núcleo de cada disciplina.
Adaptar políticas de aquisição e descarte de publicações.

2.1 – LEIS BIBLIOMÉTRICAS

Bibliometria como já citado anteriormente é um conjunto de leis e princípios empíricos que contribuem para estabelecer os fundamentos teóricos da ciência da informação, onde contem um campo de estudos que aplica métodos estatísticos e matemáticosquantitativos para analisar e descrever o curso da comunicação escrita de uma determinada área ou disciplina. Porem dentro deste conjunto de leis podemos destacar como principais três destas leis: Lei de Bradford, baseada na produtividade de periódicos, Lei de Lotka baseada na produtividade científica de autores e Leis de Zipf com base na frequência de palavras.

2.1.1 – LEI DE BRADFORD

A Lei de...
tracking img