Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo Geral Levar o aluno a compreensão da Doutrina das Escrituras e doa aspectos textuais peculiares à Bíblia. 4. Objetivos EspecíficosEntender e aplicar os fundamentos da Doutrina das Escrituras(Bibliologia): RevelaçãoInspiraçãoInerrânciaInfalibilidadeSacralidadeAnalisar e compreender a estrutura literária, aspectos textuais da Bíblia, em ordem cronológica 5. ObjetivosEspecíficosCompreender a mensagem central de cada livro que compõe a BíbliaCompreender a diferença entre o Cânon das Escrituras e os Livros ApócrifosDescrever o percurso histórico das Escrituras Sagradas – da oralidade atéa virtualidade. 6.
Capítulo 1 - BibliologiaPor que surgiu a Escritura?Como ela se originou?Será que ela é verdadeira?A Bíblia que temos à nossa disposição é autêntica, legítima?Ela tem autoridade?2. DefiniçãoBibliologia é o termo teológico que indica o estudo das Sagradas Escrituras:Biblio – livros sagradosLogia – estudoEsse estudo se refere à doutrina das Escrituras e ao estudo da Históriada Bíblia como livro, desde a sua origem, composição, estrutura, processo de escrita, até chegar nos dias atuais.
3. A BíbliaÉ a mensagem de Deus para os homensHistória do barbeiro ateu...Traz aAUTOMANIFESTAÇÃO de DeusConhecimento não das coisas de Deus, mas do próprio Deus!O objetivo da Bíblia é relacional – mensagem de Deus ao coração do homem.
9. Caráter e Natureza das EscriturasÉoriginária do mundo oriental antigoInfluenciou toda a vida ocidental modernaLivro de natureza espiritual, de origem divinaO homem foi instrumento de Deus para fazer-se conhecidoAtende os anseios do homemintegral
10. A necessidade das EscriturasAntes da queda o acesso do homem a Deus era direto...A comunicação e o relacionamento eram diretos e promoviam a comunhão intensa entre o Criador e a criatura.AEscritura Sagrada foi enviada por Deus a fim de preencher as condições para comunhão e para restauração do relacionamento favorável com Deus, perdidos na queda.
11. A Razão das EscriturasNão...
tracking img