Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOLOGIA

RESUMO:

Nenhum livro da História da Humanidade jamais produziu um efeito tão Revolucionário, exerceu uma influência tão decisiva no desenvolvimento de todo o mundo Ocidental e teve uma difusão tão Universal como “O Livro dos Livros”, A Bíblia. “Ela está hoje traduzida em 1.120 línguas e dialetos e após 2000 anos ainda não dá qualquer sinal de que haja terminado a suatriunfal Carreira”.

Palavras-chave: Humanidade; Revolucionário; Influência.

01. INTRODUÇÃO:

É de fundamental importância que os filhos de Deus venham conhecer a Bíblia, que a leiam (estudar), valorizem o seu conteúdo, ponham em prática seus ensinamentos, bem como conheçam sua História.

Quase todas as pessoas possuem uma Bíblia em seus lares, contudo, geralmente fica fechada norecanto da casa  ou aberta no Livro de Salmos capítulo 91, como objeto decorativo. Para que a bíblia chegasse às mãos de tantas pessoas, foi pago um alto preço por muitos irmãos que viveram a tempos atrás.

A Bíblia é para ser lida e desejada. Sua mensagem é poderosa para mudar nossas vidas em todos os aspectos. Ela nos instrui, alimenta, santifica, guia ao verdadeiro conhecimento  e conduza vida eterna. A Bíblia é o livro mais editado e vendido no mundo.

É Necessário conhecer a Palavra de Deus, porque a conhecendo, conheceremos a Deus. Deus se revela na sua palavra e nela podemos melhor compreendê-lo; Leia a Escrituras Sagradas. 

A base de fé do Cristão é a palavra de Deus, não se pode desenvolver uma fé independente baseada no sentir, achar, nas experiênciasespirituais ou no que dizem; os que procedem assim andarão com uma falsa concepção da verdade e, certamente, cairão.

Jesus é o Verbo (Ele é Toda a palavra de Deus).

02. A origem da Palavra Bíblia e seus escritores

A palavra bíblia vem do grego “bíblion” que significa Livros. A Bíblia é uma coleção de muitos livros. Esses livros estão divididos em duas seções: Antigo Testamento eNovo Testamento. O Antigo Testamento contém 39 (trinta e nove) Livros e o novo 27 (vinte e sete), formando assim 66 (sessenta e seis) livros ao todo.

A Bíblia foi escrita num período de aproximadamente 1.500 (mil e quinhentos) anos, iniciando sua escrita no deserto do Sinai e terminou na Ilha de Patmos, cerca de 40 autores a escreveram, a maioria não se conheceram, pertenceram a diversasclasses sociais, viveram em continentes diferentes, muitas vezes sem ter conhecimento do que os outros haviam escrito, mas todos tiveram uma unidade perfeita ao revelarem  a natureza santa do Único Deus que deveriam seguir. Todos apontaram para Jesus como salvador da Humanidade.  Jesus é presente desde as primeiras páginas da Bíblia até as últimas.

O Velho Testamento foi escrito emHebraico e, algumas partes, em Aramaico, língua babilônica usada não só pelo povo de Deus exilado, mas também por povos visinhos. 

O Novo testamento foi escrito em grego, em virtude da influencia cultural que Grécia havia deixado nos dias de Alexandre o Grande.  

03. O SURGIMENTO DA PALAVRA

Os Primeiros servos de Deus não tinham a palavra Escrita, suas experiências com Deus foramtransmitidas oralmente uns aos outros.

Muitas Histórias, que estão registradas na Bíblia foram escritas depois de muito tempo e eram contadas fielmente de geração á geração.

3000 a.C. o Papiro foi descoberto no Egito. Enquanto os hebreus passavam sua Cultura oralmente, os primeiros sistemas de escrita do mundo estavam entrando em uso, Na Mesopotâmia um tipo de escrita chamadaCuneiforme estava sendo usada, enquanto no Egito, usava-se Hieróglifos.

Moisés é a primeira pessoa que a Bíblia identifica como escritor.

"Então o SENHOR Deus disse a Moisés: - Escreva um relatório dessa vitória a fim de que ela seja lembrada. Diga a Josué que eu vou destruir completamente os amalequitas".

Sobre Moisés estava a providência divina desde o seu nascimento. No...
tracking img