BIBIOGRAFIA DE MARTINHO LUTERO

395 palavras 2 páginas
BIOGRAFIA DE MARTINHO LUTERO
Martinho Lutero nasceu na cidade Alemã de Eisleben, no dia 10 de novembro de 1483. Seu pai e sua mãe, João e Margarida, educaram a ele e seus irmãos com muita disciplina e fervor a Deus.
Aos 14 anos matriculou-se na Escola Superior de Latim, em Magdeburgo, onde encontrou pela primeira vez uma Bíblia. Em 1502, Lutero conquistou o título de bacharel em Filosofia e, em 1505, o de mestre em artes.
A pedido de seu pai, Lutero ingressou no curso de Direito, no entanto, logo perdeu o interesse pela matéria, e vivia atormentado por questões como: Por que Deus é um juiz tão severo? Como posso ir para o céu? Mas, por mais que quisesse agradar a Deus com sua vida, não pode achar a deseja paz de espírito.
Lutero entrou para o convento de frades mendicantes, o mais rígido de Erfurt. Seu pai negou-lhe licença para tal.
Mas, Lutero continuou firme no seu propósito, sendo ordenado como monge a 27 de fevereiro de 1507. Mesmo assim, não encontrava a tão sonhada paz de espírito.
Ao passar do tempo, com seus estudos, viagens, pregações, debates e meditação na Palavra de Deus, Lutero percebeu que a Igreja da época estava errada em tentar vender a salvação para as pessoas. Muitas pessoas pobres, incultas e fracas na fé e no conhecimento da Palavra de Deus compravam documentos que lhes garantiriam o perdão dos pecados passados, presentes e futuros. Estes documentos eram conhecidos como "indulgências". Por isso, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero afixou à porta da Igreja de Wittemberg as suas 95 teses, onde destacamos:
1. Quando nosso Senhor Jesus Cristo disse: Arrependei-vos – ele queria que a vida dos seus fiéis aqui na terra fosse um constante arrependimento.
32. Aqueles que acham que podem estar seguros de sua salvação eterna mediante os breves de indulgência, irão para o inferno, juntamente com os seus mestres.
36. Todo cristão que sente verdadeiro arrependimento e pesar pelos seus pecados, tem remissão plena de suas culpas e castigos,

Relacionados

  • Reforma Protestante
    759 palavras | 4 páginas
  • Religiões
    2465 palavras | 10 páginas
  • 1 BILH ES E BILH ES 150p a 169p
    78786 palavras | 316 páginas