BIBIA NAZISTO

1584 palavras 7 páginas
Introdução
Os “anos felizes”
Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), principalmente nos países em crise econômica (Itália e Alemanha). Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo. Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na década de 1920, a produção industrial norte-americana aumentou 64%. Os Estados Unidos eram a maior economia do mundo. Para boa parte dos norte-americanos, aqueles tempos foram de prosperidade e otimismo. Por isso, os anos 1920 ficaram conhecidos como “anos felizes”.
Na época foram criadas centenas de estações de rádio nos Estados Unidos. O rádio chegou aos lares e, com o cinema, ajudou na campanha das mulheres européias pela conquista do direito ao voto. Nos EUA as mulheres lutaram muito para que fosse votada, e depois aceita, em 1920, a emenda Susan Anthony, que transformou o voto feminino em um direito constitucional.
Razões da Grande Depressão
São elas:
A concentração de riquezas nas mãos de poucos
O descompasso entre o crescimento dos salários e o aumento dos lucros.
A concorrência que a Europa passou a fazer aos EUA no mercado internacional
A grande produção e a pouca capacidade de consumo.
Resumindo: a concentração de dinheiro nas mãos de poucos, a concorrência européia – reduzindo o mercado dos produtos americanos – e a crise agrícola contribuíram para que houvesse muito mais mercadorias do que pessoas com dinheiro para comprá-las. Configura-se, assim, uma crise de superprodução.
Grande parte da população sofreu com a crise, mas existem exceções, como os grandes capitalistas, os muitos ricos, esses conseguiram se estabilizar, se mantiveram.
Liberalismo= tem origem no iluminismo. No

Relacionados