bhibhk

328 palavras 2 páginas
hbhubkbubpo 15- A regulação do ciclo de Krebs é feita em todas as etapas devido à concentração dos substratos e dos produtos. Contudo, é importante referir o papel que têm as etapas mais exergónicas (síntese do citrato, descarboxilação do isocitrato e descarboxilação do alpha-cetoglutarato) nessa mesma regulação, visto serem consideradas as etapas limitantes do ciclo. Torna-se necessário existir um controlo mais eficaz destas etapas, pois devido às suas características exergónicas são as que têm mais tendência para se dar.
As enzimas participantes nestas 3 etapas são reguladas de forma alostérica por acção de vários compostos.

13- O organismo humano, de outros animais e vegetais produzem ácido lático em quantidades expressivas, durante a realização de exercícios físicos. A oxidação do ácido lático gera energia; células cardíacas e fibras musculares, por exemplo, utilizam esse ácido como fonte preferencial de energia (os músculos do cérebro, do coração, dos rins e do fígado não são capazes de desenvolver tal função). Quando há um abuso de atividade física, é comum haver um excesso de ácido lático, uma vez que ele é formado num ritmo muito mais rápido do que é eliminado do corpo, o que, por vezes, ocasiona muito cansaço e dores musculares. A excreção desse composto é dada pela urina e pelo suor e metade de todo o ácido lático acumulado durante a atividade física carece de 25 minutos de repouso para ser eliminado.

14- O Ciclo de Krebs é uma via anfibólica porque seus intermediários podem servir tanto ao catabolismo quanto ao anabolismo.

18- fosforilação oxidativa é a terceira e última fase da respiração celular, é o processo de síntese de ATP (adenosina trifosfato) a partir da oxidação de nutrientes, principalmente a glicose. Ocorre nas mitocôndrias da célula, mais precisamente, nas cristas da membrana mitocondrial.

Relacionados