bfrerer

4322 palavras 18 páginas
MATEMÁTICA RECREATIVA
JOÃO C.V. SAMPAIO. DMUFSCAR

ARITMÁGICAS
Neste texto são apresentados alguns truques matemáticos com números. Os truques são fundamentados em propriedades aritméticas elementares.
O objetivo desses truques, que chamaremos de mágicas, é ensinar elementos de aritmética através de brincadeiras. As mágicas podem ser realizadas pelo professor ou por seus alunos. Cada mágica pode ser explorada através da seguinte seqüência sugerida de atividades. Chamaremos de "mágico" a pessoa que realiza o truque perante uma audiência.
1. Apresentação da mágica para a classe. Nesse estágio, o mágico, que pode ser o professor ou um aluno que tenha preparado a apresentação, escolhe, aleatoriamente ou por sorteio, um ou vários membros da audiência para submetê-los às mágicas.
2. Pesquisa para descobrimento do segredo da mágica. Nesse estágio, o mágico desafia a platéia a desvendar o truque apresentado.
3. Exploração da propriedade utilizada em cada mágica. Nesse estágio, o professor (ou o mágico) desvenda o truque e faz uma pequena exposição à classe sobre as propriedades aritméticas empregas na elaboração da mágica.
4. Alternativamente, os estágios 2 e 3 podem ser realizados após a exibição de uma seqüência de vários truques.

Truques com números
Raiz cúbica instantânea
Neste truque, o mágico pede a uma pessoa que pense em um número de 10 a
99 e calcule seu cubo (uma calculadora pode ser usada). A pessoa diz o resultado e imediatamente o mágico diz o número pensado.

Fibonacci
O mágico pede a um membro da audiência que escreva na lousa dois números quaisquer que deseje, um abaixo do outro. De costas para a lousa desde o início, o mágico pede que a soma desses dois números seja escrita logo abaixo dos dois primeiros. Pede então que o 3o e 4o números dessa coluna sejam somados produzindo o 5o número, e que sejam sucessivamente somados o 4o e o

2
5o, produzindo o 6o, e assim por diante até que se complete uma coluna de 10
números.

Relacionados