BETONEIRAS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Uma batoneira ou Betoneira ou misturador de concreto é o equipamento utilizado para mistura de materiais, na qual se adicionam cargas de pedra, areia e cimento mais água, na proporção e textura devida, de acordo com o tipo de obra.
As betoneiras são projetadas para realizar os trabalhos mais exigentes. Os mecanismos de transmissão facilitam a sua operação exigindo o mínimo deesforço humano. O responsável pela movimentação do tambor é um motor (elétrico/combustão), que é acionado por um sistema de polias movida/motora com correias em "V". O sistema de descarga é manual. A utilização de perfis de aço e componentes estampados em larga escala, propiciam uma melhor rigidez e uma maior durabilidade. O dimensionamento do tambor e a disposição das pás misturadoras, fabricadasem aço resistente, proporcionam uma excelente mistura de concreto. O tambor previamente balanceado pode ser posicionado em qualquer posição de acordo com a conveniência do operador e necessidade da mistura.

2. UTILIZAÇÃO

É muito usada na construção civil, principalmente, para mistura de agregados como produtos e matérias primas a exemplo na construção de barragens e açudes utilizando-seo concreto na mistura da argamassa. Por ter composição diferente, não sendo adicionada a pedra e podendo-se adicionar a cal hidratada, esta é mais usada em revestimento, rejuntamentos e outros preparos na obra. Pode ser usado na mistura e preparo de outros produtos como rações, adubos, plásticos, etc. Neste caso sua denominação passa a ser como misturador.

3. TIPOS

móvel na forma detransporte por caminhão betoneira, com um sistema movido por uma correia de aço acoplada a um motor normalmente alimentado por um sistema de transmissão do veículo e hidráulico.
fixa como é conhecida no Brasil equipada com motor para que a mistura fique homogênea.
semi-fixa o mesmo que fixa porem pode ser fácilmente removida pois possui rodas.
automática movida por um motor sincronizada equipada comesteiras rolantes.
semi-automática.


4. CAPACIDADE E PRODUTIVIDADE

A sua capacidade varia de acordo com a necessidade pode ir dos pequenos misturadores semi-automáticos que comportam pouco mais de 10 kg ou 10 litros de concreto, movidos por um motor com sistema de polias e correias, pois a mistura deve ser homogênea, até caminhões com mais de dez metros cúbicos de capacidade ou 10.000litros.Já que as betoneiras são medidas em litros em alguns locais, porem usa-se normalmente na construção civil como medida de capacidade a cubagem.
Os sistemas de mistura podem variar conforme o tipo, sendo os mais comuns pivotantes (onde o tambor gira entorno de um eixo) ou rotativas (o tambor gira sobre roletes). As pivorantes funcionam através do giro do tambor e palhetas que cortam a "massa" aser misturada, como em um liquidificador, já as rotativas provocam o turbilhonamento da mistura, com pás elevando e jogando o material, como em uma roda d'água invertida.
Existem também os misturadores planetários, que para exemplificar funcionam como uma grande panela com pás misturando o material. Comercialmente as betoneiras mais comercializadas são as de 320/400 litros onde o "traço" é deaproximadamente 1 saco de cimento por mistura (betonada).

5. PROCESSOS TECNOLOGICOS

5.1 ) Mistura do Concreto.

Definida como a junção dos componentes a fim de formar um composto homogêneo. O objetivo é revestir a superfície dos agregados com pasta de cimento e formar uma massa uniforme. Formalmente, mistura é a operação de fabricação do concreto destinada a obter um conjunto resultante doagrupamento interno dos agregados, aglomerante, água e dos aditivos.



5.2 ) Mistura Manual.

O amassamento manual, conforme prescreve a NBR 6118/78, só poderá ser empregado em obras de pequena importância, onde o volume e a responsabilidade do concreto não justifiquem o emprego de equipamento mecânico, não podendo nesse caso, amassar, de cada vez, volume superior ao correspondente a 100 kg...
tracking img