Betoneira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA E PROBLEMA
1.1 Tema: Métodos ergonômicos utilizados no posto de trabalho da construção civil no uso da betoneira
1.2 Problemas:
1 JUSTIFICATIVA
Através da observação de posturas inadequadas de trabalhadores na construção civil o tema desta pesquisa foi selecionado. Os operários da construção civil, na maioria das suas várias atividades, não encontram uma proteçãoadequada para a sua integridade física e saúde e dentre os principais problemas encontrados aparecem os efeitos causados pela má adequação do posto de trabalho.
Para Ribeiro (2004) um dos maiores problemas encontrados entre os trabalhadores da construção civil, é o fato de que os mesmos subestimam os riscos existentes no ambiente de trabalho. Ocasionado de treinamentos e conscientizações máselaboradas, bem como qual seria a forma correta de se prevenir os acidentes de trabalho. No uso da betoneira os riscos mais frequentes são: entalamento por falta de proteção da carcaça, choque elétrico, sobre-esforços, pancadas por elementos móveis, poeira no ambiente, capotamento e atropelamento durante o seu transporte.
Com isso, buscamos com base nos métodos disponibilizados relacionados ao uso daergonomia, solucionar os problemas que estão presentes nessa atividade... (colocar os dados da empresa como duração de trabalho, quantos operadores por turno e se trabalha por turno, prazo de entrega, etc)
2.3 O que é ergonomia?
Segundo Grandjean (1998) a palavra ergonomia vem do grego: ergon = trabalho e nomos = legislação, normas. Portanto, a ergonomia é definida como normas dadas ao trabalhopara que se possa adapta-lo ao homem. Dul e Weerdmeester (2004), afirmaram que a ergonomia é uma ciência aplicada ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência no trabalho.

Em 1949 foi fundada a Sociedade de Pesquisa em Ergonomia, na Inglaterra. Em 1961 criou-se a Associação Internacional em Ergonomia (IEA). NoBrasil, em 1983, fundou-se a Associação Brasileira de Ergonomia (DUL & WEERDMEESTER, 1995). Segundo a Associação Internacional de Ergonomia – IEA:

“A ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de aperfeiçoar o bem estar humano e odesempenho global do sistema”.
Durante a II Guerra Mundial, quando vários profissionais de diversas áreas do conhecimento resolveram trabalhar juntos para resolver os problemas causados pela operação dos equipamentos militares, que a ergonomia teve sua expansão. Logo em seguida, no pós-guerra, países da Europa e dos E.U.A obtiveram um grande interesse nesse novo ramo de conhecimento.
Iida (2005)nos diz que a ergonomia parte do conhecimento do trabalhador para fazer o projeto da atividade, ajustando-o às suas capacidades e limitações, não deixando de lado a preservação com a sua saúde. Portanto, a ergonomia é um estudo da adaptação do trabalho ao homem, sendo o trabalho uma acepção muito ampla, que não abrange somente máquinas e equipamentos que são utilizados parar transformação demateriais, mas também, toda a situação na qual o relacionamento entre o homem e seu ambiente de trabalho.

Para Couto (2002) a ergonomia busca o ajuste mútuo entre o ser humano e seu ambiente de trabalho de forma confortável e produtiva, procurando adaptar o trabalho às pessoas. Adaptação que sempre ocorre do trabalho para o homem, e nem sempre do homem ao trabalho, ou seja, é mais difícil adaptar ohomem ao trabalho.

A ergonomia estuda vários aspectos: a postura e os movimentos corporais (sentados, em pé, empurrando, puxando e levantando cargas), fatores ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informação (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas,...
tracking img