Bens tombados em minas gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiradentes - Uberlândia - Uberaba

2º Semestre/2012

Tiradentes possui 11 bens tombados pelo Iphan.

Esse Conjunto foi tombado em 20 de abril de 1938 é constando no Livro de Belas Artes. O Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Tiradentes apresenta um acervo dos mais importantes de Minas Gerais, constituído por construções setecentistas religiosas, civis e oficiais. A arquiteturacivil destaca-se pela harmonia do casario térreo, caracterizado pela simplicidade de suas linhas, que se alongam em lances contínuos pelas ruas principais da cidade. Observam-se algumas peculiaridades napaisagem urbana, como as casas com número ímpar de janelas, com vergas abatidas e vedações em guilhotinas e treliçados, cuidadosamente elaboradas. Verifica-se, ainda, a predominância de coberturas emduas águas e de beirais com beira-seveira, com alguns poucos exemplares de beirais em cachorros.

Esse bem foi tombado em 3 de dezembro de 1949, constando do Livro de Belas Artes.

O chafarizde São José está localizado à Rua Herculano Veloso, na cidade de Tiradentes. De autoria desconhecida, foi construído por iniciativa do Senado da Câmara da Vila de São José no ano de 1749, como indica adata inscrita em sua frontaria.

Esse bem foi tombado em 29 de novembro de 1949, constando do Livro de Belas Artes.

A Igreja Matriz de Santo Antônio está situada na esquina das ruas HerculanoVeloso e Padre Toledo, na cidade de Tiradentes. A história da Matriz confunde-se com os primórdios da criação do Arraial Velho do Rio das Mortes. Existiu, inicialmente, uma pequena capela, dedicada aSanto Antônio, que veio a se tornar a primeira freguesia da Comarca do Rio das Mortes. A Paróquia parece ter sido fundada, oficialmente, em 1710, quando se criou a Irmandade do Santíssimo Sacramento. Uberlândia possui 20 bens tombados pelo Iphan.

Tombada como Patrimônio Histórico Municipal em 1985.

A Igreja do Rosário se constitui referência para a cultura local não só porque abriga...
tracking img