Bens economicos, suas caracteristicas e conceito de valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bens econômicos e seus entendimentos.
As necessidades humanas por não terem limites, podem ser comparadas ao infinito. O aumento das necessidades com o avanço tecnológico nos meios de comunicação gerou o consumismo, que sempre existiu, porém teve uma mudança no ritmo.
O consumismo pode causar uma escassez no produto que está em alta no determinado momento, essa escassez ocorre, pois osrecursos que satisfazem a humanidade tem uma limitação, tem um fim. A primeira teoria que comprova o surgimento da escassez foi escrita por T. Malthus que exemplificava que o crescimento demográfico crescia em progressão geométrica (em multiplicação) e os recursos que sustentaria a humanidade cresce em progressão aritmética (em somatória), sendo assim o futuro desses recursos que abastecem asnecessidades humanas entraria em colapso, sem a possibilidade de abastecimento para todos.
A economia surge com a necessidade e os recursos para abastecê-las. A escassez pode ser encontrada em qualquer sociedade. A atividade econômica é aplicada na escolha dos recursos que atenderá as necessidades humanas. A economia pressupõe a escassez social, tendo como base de estudo toda sociedade, independente daquantidade de indivíduos que as compõe e dos recursos que ela utiliza para a sustentação de seus componentes. Os fatos econômicos dependem diretamente das normas que os regem, a pressão dos fatos econômicos pode moldar a legislação.
Temos como Bens Econômicos é tudo o que tem utilidade e pode se tornar escassos no suprimento da necessidade humana.
A necessidade é um desejo manifestado por parte dequem experimenta, vistas pela sociedade de forma nociva, que não pode ser julgada pela economia enquanto ciência, mais esta pode explicar como ocorre a necessidade, seu desenvolvimento e o suprimento para a satisfação da atividade. O subjetivismo da capacidade não precisa ser totalmente comprovado, para dizer que é uma utilidade, basta ser procurado já é considerado útil. Existem os bens livres,que tem utilidade, porém não é escasso e não considerado um bem econômico. A utilidade marginal situa-se no limite, um acréscimo do produto aumentado gradativamente gera a satisfação total podendo atingir um valor negativo, obtendo a desutilidade.
O conceito econômico esta relacionado a situações concretas, podendo ter a presença de alguns bens livres que podem ou não ser altamente escassos (agua potável), nos lugares que tem em abundancia é desvalorizado, já em um lugar onde a escassez é presente, o produto passa a ser valorizado. Não cabe a economia julgar a necessidade dos indivíduos sejam as essenciais, não tanto essenciais e as supérfluas.
Antes de ocorrer a classificação, os bens econômicos passam por uma advertência sobre o relativismo que esses bens são encarados e apresentados.As classificações tem a tentativa de ordenar toda realidade, que pode algumas vezes apresentar de forma desordenada e não sendo de modo absoluto.
Os bens econômicos podem ser classificados em quatro critérios diferentes entre si:
Bens materiais são os que possuem algum tipo de materialidade, mesmo que não possa ser vistos e tocados, é um bem econômico ou quando é manuseado por uma ação humana,pois podem ser uteis e se tornarem escassos ao atenderem as necessidades humanas. Possuem uma finalidade como bens de consumo ou de produção. Os bens de consumos agem de forma direta sobre o individuo atendendo uma necessidade instantânea, enquanto os bens de produção atinge-os de maneira indireta por um espaço de tempo indeterminado. Podem por circunstancia, uma determinada coisa possuir tanto afinalidade de bem de consumo como de produção, conhecidos como bens complementares. Os sucedâneos ocorrem de forma passiva, atingem o individuo de maneira direta ou indireta, variando de acordo com o objeto utilizado no determinado momento. No âmbito da necessidade, o bem econômico é de altíssima importância para o Direito e para a Economia, para eles os bens podem ter uma exclusividade ou...
tracking img