Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Posfácio de autoria da urbanista Erminia Maricato referente ao
livro “Planeta Favela - Mike Davis”

O livro Planeta Favela oferece contribuição ímpar para desvendar a desconhecida egigantesca escala de favelização e de empobrecimento das cidades do chamado "Terceiro Mundo". Levando em conta que estamos vivendo em uma era dos arranhas céus e as cidades sonhadas pelos arquitetosestão sendo dominadas pelas favelas. Davis revela que, ao contrário de aliviar o problema, essas instituições, especialmente o Fundo Monetário Internacional (FMI), que impôs os Planos de AjusteEstrutural (PAEs) aos países do "Terceiro Mundo", foram cruciais na explosão da pobreza e responsável pelo alto número de desemprego nos países do Sul.
O autor tenta mostrar que há tendências, noprocesso de urbanização recente, que são universais, apesar de se tratar de diferentes países. E também conclui que a formação de “superurbanizações” e “megacidades” são decorrente de diversas consequênciasexemplo o crescimento de favelas provocado por guerras, expulsões catástrofes, recessão econômica, alto crescimento econômico e urbano, tragédias decorrentes de ação da natureza, entre outros.
Um dosprincipais temas que as favelas trazem à debate é a “crise sanitária”. Aborda-se ainda o impacto da carência de água, ou o altíssimo preço que os pobres pagam por ela. Davis lembra que, mesmo emcircunstâncias trágicas como as mencionadas, a orientação do FMI e pelo Banco Mundial foi a da privatização do saneamento. A água, assim como a “defecação humana”, foi transformada em negócio global,inclusive em cidades nas quais a população mal tem recursos sequer para comer.
O “big bang da pobreza” tem suas raízes quando, entre 1974 e 1975, o FMI e o Banco Mundial reorientam as políticaseconômicas do Terceiro Mundo, abalado pelos preços do petróleo.  As forças da globalização engendraram a reestruturação dos Estados nacionais, com base nas propostas já conhecidas de livre mercado, a...
tracking img